Duvida com esse exercicio de java

me perdoem pela minha falta de experiencia, mas sou aluno de SI e estou começando na programação. se poderem me ajudar com essa duvida agradeço

[color=red]package revisao2;

import javax.swing.*;

public class Questao04 {
public static void main(String[]args){

String sexo;

sexo = JOptionPane.showInputDialog("Digite o sexo: ");

if(sexo = "m" ) {
      JOptionPane.showMessageDialog(null,"sexo masculino\n"+ sexo);
    }else if(sexo = "f")   {
        JOptionPane.showMessageDialog(null, "sexo feminino\n"+ sexo);
    }else{
        JOptionPane.showMessageDialog(null, "sexo invalido\n"+sexo);

}

}[/color]

eu realmente nao sei como fazer esse if dar certo usando o JOptionPane

1 - em Java, o sinal = significa atribuição, para testar igualdade você deve usar o sinal ==

2 - em Java, é importante saber diferenciar tipos primitivos e tipos de referência. O sinal de igualdade == deve ser usado apenas com tipos primitivos, para tipos de referência você deve usar o método equals()

3 - o tipo String é um tipo de referência, portanto, você deve usar o método equals() para comparar Strings:

String sexo =  JOptionPane.showInputDialog("Digite o sexo: ");

if("m".equals(sexo)){
   //... 
}else if("f".equals(sexo)){
  //...
}else{
  //...
}

Obs: A partir do Java 7 você pode usar switch-case com Strings:

String sexo =  JOptionPane.showInputDialog("Digite o sexo: ");

switch(sexo){
   case "m":
   case "M":
       //executa lógica
       break;

case "f":
   case "F":
       //executa lógica
       break;

default:
       break;
}

obrigado irmão ajudou demais

Não relativo ao código, mas quanto à ideia, tenha um cuidado quanto ao que pede que seja digitado. Tente ser mais claro para o usuário, visto que ele pode digitar m ou f, pode digitar masculino ou feminino, então, informe o que e esperado, por exemplo.

JOptionPane.showInputDialog(“Digite o sexo:\nMasculino ou Feminino.”);

Ou algo como…