Dúvida com if[RESOLVIDO]

Boa tarde, comecei a pegar a apostila java básico da caelum para estudar e me deparei com um erro e não consigo entender o por que.
O código é

public class ifs { public static void main(String[] args) { int idade = 15; boolean amigoDoDono = true; if (idade < 18 && amigoDoDono == false) { System .out .println ("Não pode entrar"); } else { System.out.println("pode entrar"); } } }
Ao compilar o programa, o programa está dizendo que "pode entrar", quando na verdade não seria possível a pessoa entrar, já que não é nem maior de 18 e nem amigo do dono. O que está errado?
Obrigado

ele só vai na condicao “Nao pode entrar”, se a idade for menor que 18 E amigoDoDono for igual a false

Neste caso, ele é idade < 18 (15),

int  idade = 15;

mas amigoDoDono = true

boolean    amigoDoDono = true; 

Como ele nao satisfaz as duas condicoes ele vai pro else

Noss viajei aqui, tinha pensado de uma forma totalmente errada :stuck_out_tongue:
Obrigado pela ajuda :smiley:

Você está dizendo que pode entrar se for menor de 18 anos E não ser amigo do dono. Assim não entrará apenas se essa condição for verdadeira, todas as outras pode, (menor de 18 e amigo do dono, como no seu caso).

Tente com menor de 18 anos OU amigo do dono, ou coloque que para entrar deve ser maior de 18 anos E migs do dono.

Não tenho a apostila da Caelum, mas imagino que você
possa entrar se tiver 18 anos ou mais, ou então for amigo do dono.
Ou seja:

int idade = 15;
boolean amigoDoDono = true;
if (idade >= 18 || amigoDoDono == true) {
             System.out.println("pode entrar");  
} else {
              System .out .println ("Não pode  entrar");   
}

O contrário de || é &&. O equivalente do código acima é, se quiser inverter a condição:

int idade = 15;
boolean amigoDoDono = true;
if (idade < 18 && amigoDoDono == true) {
              System .out .println ("Não pode  entrar");   
} else {
             System.out.println("pode entrar");  
}

Note que quando você nega A || B (ou seja, !(A || B) ), o resultado é !A && !B.

Legal, coloque o topico como [Resolvido]

Obrigado a todos pelas respostas.
Consegui entende meu erro.