Tenho que completar um exercicio do curso o qual estou participando, no entanto estou tendo dificuldade na conclusão…
é bem básico e pode ser considerado besteira, mas, ja tentei de varias formas e não consigo achar a solução!
[b]5. Exercícios
5.1. Notas
Obtenha do usuário três notas de exame e calcule a média dessas notas. Reproduza a média
dos três exames. Junto com a média, mostre também um no resultado se a média for
maior ou igual a 6,0; caso contrário mostre
Faça duas versões deste programa:
-
Use a classe BufferedReader (ou a classe Scanner) para obter as notas do usuário, e
System.out para mostrar o resultado. -
Use JOptionPane para obter as notas do usuário e para mostrar o resultado.[/b]
bem…
comsegui fazer a parte (1) usando a classe Scanner, mas estou tendo dificuldade em fazer o mesmo com a JOptionPane, pois aqui o NetBeans diz que JOptionPane.showInputDialog(); não pode receber um INT e se eu receber como STRING não da pra fazer o cálculo…
alguem da uma dica?
esse é o codigo que eu consegui usando a Scanner:
[code]package Exercicios;
import java.util.Scanner;
/**
*
-
@author Sanzo
*/
public class Exercicio1 {
public static void main(String args[]){Scanner nota1 = new Scanner(System.in); System.out.println("Digite a 1ª nota: "); double n1 = nota1.nextDouble(); Scanner nota2 = new Scanner(System.in); System.out.println("Digite a 2ª nota: "); double n2 = nota2.nextDouble(); Scanner nota3 = new Scanner(System.in); System.out.println("Digite a 3ª nota: "); double n3 = nota3.nextDouble(); double soma = n1+n2+n3;
double resultado = soma / 3;
if (resultado > 6.0){
System.out.println(resultado +" :-)");
}else{
System.out.println(resultado+" :-(");
}}
}[/code]