Duvida com lógica

Estou desenvolvendo um fluxo de caixa. Imaginem que o foco da empresa é saber os dias em que as entradas não conseguem cobrir as saídas. Ex.:

Hoje: Saldo incial R$ 0,00
Entrou R$ 6.000,00
Saiu R$ 3.300,00
Saldo R$ 2.700,00

Amanha : Saldo incial R$ 2.700,00
Entrou R$ 5.000,00
Saiu R$ 10.000,00
Saldo R$ -2.300,00

Serão varios registros de saida e de entreda, mas nem todos eles serão lançados no dia, pode ocorrer lançamentos para 6, 7 , 8 meses a frente.

Entenderam ? Alguem já fez algo parecido ?

Sim.

Não.

Mas qual a dúvida?

Porque você não cria uma lance “Lancamento” contendo :

Tipo (Entrada/Saida)
Valor
Mes

Joga isso em uma lista e depois percorre ela ?

Abraços !

Mauro Alexandre
upmauro@gmail.com

vai usar banco de dados gerar txt com os registros ou uq?

c for utiliza bd poe 1 campo com a data d lançamento
qnd for verificar os registros e so faze 1 loop pesquizando o mes dia ou uq c quizer

A duvida é como projetar isso …
Se eu tiver uma determinada data, no mesmo formato que eu armazeno no banco (“yyyy-MM-dd”), tem alguma função sql que me retorne os registros anteriores ? No caso, todos os registros anteriores a data passada …

Achei alguns programas, mas eles nao fazem essa projeção. Eles exigem que o caixa do dia seja fechado, para que no dia seguinte voce tenha o saldo inicial.

O banco está exibindo em uma tabela. Você passa um data para o banco e ele retorna todas as entradas e saidas nessa data …
Mas ele não retorna os saldos dos dias anteriores. Essa é a minha duvida.

ideia doida porem pode funcionar :mrgreen:
usa a data como indice e manda ordena em ordem decrescente
ai faz 1 loop percorrendo a tabela ate a data

SELECT …
WHERE col_data < “tua data”;

variavel suaData = 2010-07-09;

SELECT *
	FROM `datas` WHERE DATA <= suaData LIMIT 0 , 30;

Vc pode ter uma tabela para guardar os saldos respectivos a cada data.

teria um id(que pode ser a data) e mais 2 colunas, saldo inicia e saldo final.(pode ter uma trigger para atualizar essa tabela confome a movimentação na tabela de lancamento de entradas e saidas)

e outra tabela para guardar o movimento do dia. Dai cada linha de movimento vc teria um campo data, o valor do movimento, e um id, já que podem ter varios movimentos no mesmo dia.

hmm, vou testar as duas ultimas ideias …
como funcionam os triggers? não entendo muito …
tem algum tutorial bom pra me passar ?

procura por apostilas de modelagem de dados usando modelo relacional

sabendo issu fica mais facil construir um BD consistente com tabelas relacionadas
apostila de sql tmbm e bom tem muita coisa q pode ser feita sem puxar a tabela pa aplicaçao so pa procurar algo