Duvida com Métodos estáticos

peço desculpas pela pergunta cretina mas vamos la:

Como saber quando o metodo é estatico?

como o Vini falou no topico http://www.guj.com.br/java/293276-duvida-com-objetos

“O JOptionPane tem uma série de métodos estáticos (showMessageDialog) que fazem o new para você. Se você não se lembra, métodos estáticos podem ser chamados diretamente da classe, sem a necessidade de se criar um objeto.”

Como eu vou saber quando um metodo é estatico?

obg…

O método é declarado assim:

public class Classe { public static void qualquerCoisa() { //Faz qualquer coisa } }

E é usado assim:

Classe.qualquerCoisa();

Se você estiver usando uma IDE, como Eclipse ou Netbeans, elas irão destacar o método também. O Eclipse, por exemplo, deixa o método escrito em itálico.
Finalmente, você sempre pode ler o javadoc. Ele diz explicitamente que um método é estático.

Caso você use um método estático como se ele não fosse, o compilador também irá gerar um warning.

Entendi.

mas então quer dizer por exemplo:

se eu quiser saber se o método showMessageDialog é estático eu tenho que ver no javadoc?

Sim. O javadoc é teu pastor e nada te faltarás.

Sempre leia o javadoc.

nao precisa nem ler o javadoc pra saber se o método é estatico…
Se voce consegue acessar o método sem ter que criar uma instancia da classe, por exemplo:
JOptionPane.showmessageDialog(…)
ao invés de
new JOptionPane().showMessageDialog(…)
então ele é estático.
voce até consegue acessar os métodos estaticos através de instancias das classes, mas vai ser a mesma coisa que voce chamar ele dreto pela classe(como no primeiro exemplo).

[quote=mateusviccari]nao precisa nem ler o javadoc pra saber se o método é estatico…
Se voce consegue acessar o método sem ter que criar uma instancia da classe, por exemplo:
JOptionPane.showmessageDialog(…)
ao invés de
new JOptionPane().showMessageDialog(…)
então ele é estático.
voce até consegue acessar os métodos estaticos através de instancias das classes, mas vai ser a mesma coisa que voce chamar ele dreto pela classe(como no primeiro exemplo).[/quote]

E como ele vai saber se consegue ou não fazer isso? Tentativa e erro método a método?

Como eu falei, sem uma IDE, só lendo o javadoc.

ok Valeu

vou acessar o javadoc mesmo sempre

me ajudou de novo vinigodoy, abraços…

e sim.
[/quote]

E como ele vai saber se consegue ou não fazer isso? Tentativa e erro método a método?

Como eu falei, sem uma IDE, só lendo o javadoc.[/quote]
o que ele tinha dito tinha me complicado valeu man…