Pessoal, gostaria de começar a usar o padrão MVC, mas acontece que eu não entendo muito bem o seu conceito. Assim, eu sei que ele serve para separar a interface com o usuário, da lógica da aplicação. É aí que tá, porque três camadas, e não duas?
Se eu fosse criar uma tela de cadastro de funcionários para armazenar num banco usando JDBC, eu iria criar a tela usando swing, e os botões iriam acessar os métodos de gravar, alterar, excluir, que estão em outra camada, certo? Então qual seria a função da terceira camada?
Sei que é uma dúvida bem simples, mas gostaria muito de começar a usar esse padrão.
Li sobre esse conceito, porém é em termos de código que me surge a dúvida, sabe?
Porque, para eu, que sou aprendiz de Java, bastariam duas camadas. Uma contendo toda a parte gráfica, e outra contendo as validações, os métodos de inserção no banco, etc.
Só precisava entender melhor “os códigos” que fazem parte dessa terceira camada. Sei que posso ser mais produtivo e aplicar uma melhor manutenção, utilizando esse padrão de projeto.
eh meio chato de entender mesmo. depois vc vai achar simples de tudo.
Eu gosto muito das apostilas da caelum, pegue a FJ21 nela tem um capitulo que vc constroi um mini framework MVC. ele vai te ajudar muito a entender o conceito.
Não sou muito bom em Java e padrões mas veja se isto te ajuda:
Camada Model (Modelo): Você armazena seus objetos que representam entidades como Usuário, Fornecedor, Produto e etc., com todos os seus atributos e métodos.
Camada View (Visão): É a interface do seu sistema com o usuário, não é apenas a interface gráfica mas se utilizar sockets por exemplo, também seriam da camada de visão.