Duvida Com ResultSet [RESOLVIDO]

Bom dia a todos do forum. Tenho uma dúvida com relação ao retorno do método next() da interface ResultSet, estou fazendo um teste de cadastro de cliente e para efeito de negócio, como se trata de um teste, decidi que não podem haver dois clientes com o mesmo nome, então criei os métodos abaixo:

public static boolean isJaGravadoNoBD(ClienteDTO clienteDTO) throws SQLException, PersistenciaException{
		String query = "SELECT * FROM petshop.cliente WHERE nome = " + "'" + clienteDTO.getNome() + "'";				
		ResultSet rs = ConexaoUtil.consultar(query);	
		//System.out.println(rs.wasNull());		
		try {
			if(rs != null && rs.next()){				
				return true;//rs.first();//Desta maneira não funcionou
			}
		} catch (Exception e) {
			e.printStackTrace();
		}		
		return false;
	}
public static ResultSet consultar(String query){
		try {
			Connection con = ConexaoUtil.getInstance().getConnection();
			PreparedStatement pstm = con.prepareStatement(query);
			ResultSet rs = pstm.executeQuery();
			if(rs.next()){
			return rs;
			}
		} catch (Exception e) {
			e.printStackTrace();
		}
		return null;
	}

A Primeira versão do método isJaGravadoNoBD não funcionou, pois permitia que eu gravasse os dados mesmo que já houvesse um cliente com o mesmo nome,então dei uma olhada na documentação e fiz a segunda versão, esta funcionou, mas confesso que não entendi:

public static boolean isJaGravadoNoBD(ClienteDTO clienteDTO) throws SQLException, PersistenciaException{
		String query = "SELECT * FROM petshop.cliente WHERE nome = " + "'" + clienteDTO.getNome() + "'";				
		ResultSet rs = ConexaoUtil.consultar(query);	
		//System.out.println(rs.wasNull());		
		try {
			if(rs != null && !rs.next()){				
				return rs.first();
			}
		} catch (Exception e) {
			e.printStackTrace();
		}		
		return false;
	}

Minha dúvida é: Por que a primeira versão não funcionou, tem algo a ver com a posição do cursor na hora da primeira consulta? Porque debugando, mesmo com a query preenchida, ele estava retornando false. Se puderem me ajudar com essa dúvida eu agradeço. Abraço a todos.

Fala ae,

Bom Não consegui entender o porque do teste, mas por precaução tenta fechar a conexão depois que ele realizar o procedimento.
public static ResultSet consultar(String query){  
        try {  

Connection con = ConexaoUtil.getInstance().getConnection();  
            PreparedStatement pstm = con.prepareStatement(query);  
            ResultSet rs = pstm.executeQuery();  

if(rs.next()){  
               return rs;  
              }  

con.close();
            pstm.close();
            rs.close();   

} catch (Exception e) {  
            e.printStackTrace();  
        }  
        return null;  
    }  

Hadamanthys, valeu pela resposta.

Quanto a fechar a conexão, é um detalhe importante que esqueci, mas não sei se isso responde minha dúvida, vou testar.

Acho que achei seu erro.

O método next() da classe ResultSet, faz o ResultSet “apontar” pro próximo elemento da lista. Quando você cria o ResultSet, ele inicialmente está na posição ZERO, ou seja, antes do primeiro elemento do resultado.

No seu método consultar:

public static ResultSet consultar(String query){ try { Connection con = ConexaoUtil.getInstance().getConnection(); PreparedStatement pstm = con.prepareStatement(query); ResultSet rs = pstm.executeQuery(); if(rs.next()){ return rs; } } catch (Exception e) { e.printStackTrace(); } return null; }

Você dá um if(rs.next()), ou seja, executa o método uma vez e aponta pra primeira posição. Logo em seguida, no método isJaGravadoNoBD, você checa se rs.next() novamente, e caso só haja 1 elemento, que é o seu caso, ele vai tentar apontar para o segundo elemento da lista, que não existe, retornando false, quando deveria retornar true.

Para consertar isso apenas mude seu método consultar para:

public static ResultSet consultar(String query){ try { Connection con = ConexaoUtil.getInstance().getConnection(); PreparedStatement pstm = con.prepareStatement(query); ResultSet rs = pstm.executeQuery(); if(rs != null){ return rs; } } catch (Exception e) { e.printStackTrace(); } return null; }

Assim sua verificação funcionará, apesar de ainda ser redundante usar o método next() na verificação.

Espero ter ajudado.

JoaoOliveiraMlp,

Obrigado pela sua resposta, e mais que isso, pela explicação ao invés de apenas postar o código que resolve, eu testei a sua sugestão e funcionou perfeitamente, mas o melhor foi entender o que eu estou fazendo, poderia apenas me explicar o que você quis dizer quando falou que é redundante o uso do método next()? Abraço.

Nessa sua validação aqui:

if(rs != null && rs.next()){ return true;//rs.first();//Desta maneira não funcionou }

Só validar se rs é nulo já é o suficiente pra saber se a busca retornou algo, não precisa usar o next() não, tudo que o next faz é apontar pro próximo elemento.

JoaoOliveiraMlp,

Obrigado mais uma vez, ajudou muito. Abraço.