Nesse caso pelo que deu para compreender, se tratando de uma lista de telefones de um cliente, você vai precisar de um array de telefones na classe cliente.
Considerando que sua classe já tem uma lista de TELEFONE basta você preencher a mesma com um select onde id_cliente = cliente.id_cliente, sendo assim quando a classe for carregada você terá as informações agrupadas no objeto.
Mas ai, aconteceria de se o cliente tiver 3 telefones cadastrados, iria retornar 3 registros do mesmo cliente, queria que retornasse apenas um registro do cliente e a lista de telefone junta…
Dessa forma quem estaria agrupando o registro seria o Objeto(Não sei se o conceito de OO é claro para você) O Objeto Cliente seria único contendo todos os telefones do mesmo na sua lista de telefones.
obs: pode ser que não tenha ficado claro para meu entendimento sua necessidade.
Nas classe seu sei como ficaria, classe Cliente com uma lista de telefones dentro dela, mas minha dúvida é se existe alguma forma de em apenas um Select retornar um registro para cada cliente mas já com a lista de telefones de cada um…
Ah sim nesse caso o que conheço de SQL não pois você estaria agrupando N linha a Uma desconheço essa possibilidade, passo aos mestres do GUJ rsrs
Obs: o que conseguiria fazer seria algo próximo disso :
ID_CLIENTE | NOME | RG | ID TELEFONE | ID_CLIENTE | TELEFONE
1 | A | 1 | 1 | 1 |2122222221
1 | A | 1 | 2 | 1 |2122222222
1 | A | 1 | 3 | 1 |2122222223
@caio.augustoo2016, o cara está com dúvida de fazer um select, que não é complicado, e vc fala pra ele usar o hibernate ? Ajuda né, o que mais tem hoje em dia, é a galera que mal conhece do mundo relacional e já vai para o hibernate e quebra a cara, é a mesma coisa de querer estudar spring/vraptor, sem antes passar por servlet, já que os mesmo usam isso por trás.
Jaja te falo @Rodrigo1895