Dúvida com Sistemas Distribuídos. Quando usar?

Olá pessoal, comecei a ter interesse em sistemas distribuídos e me surgiu a dúvida de quando usá-los.

Eu sei que a premissa básica é ganhar escalabilidade e disponibilidade, porém de que forma isso é usado?

Eu queria um exemplo concreto. Tipo com um sistema de pizarrias, será que convém usar sistemas distribuídos, do tipo um para filial? E que tipo de mensagens esses sitemas trocariam e para que?

http://www.martinfowler.com/bliki/FirstLaw.html

Bem eu vi o link, ma snão ajudou muito.

Prefiro que você comente alguma coisa do que simplesmente passar algum link qualquer.

[quote=SanjuanRJ]Bem eu vi o link, ma snão ajudou muito.

Prefiro que você comente alguma coisa do que simplesmente passar algum link qualquer.[/quote]

não era um link qualquer. Por favor, preste bem atencao na Primeira Lei de Fowler sobre Objetos Distribuídos: Não distribua seus objetos. Eu sinceramente achei que so isso era suficiente pra vc desistir de fazer um sistema distribuido para pizzaria.

Pizzaria foi meramente um exemplo. E simplesmente porque alguém disse, não quer dizer que seja verdade absoluta.

Se você tiver algum sistema distribuído no qual você participou, gostaria que o citasse como exemplo.

Eu ainda não consigo ver um exemplo concreto de quando se deve utilizar um sistema destribuído.

Vlw!