Ola Pessoal,
Estou com algumas duvidas sobre EJB, tenho o seguinte cenário:
Tenho uma aplicação que esta rodando em um servidor de aplicação Websphere Application Server, porem preciso acessar esta aplicação remotamente de um cliente, pelo que vi posso deixar um EJB no servidor de aplicação e acessa-lo com RMI através de uma aplicação, mas as coisas não estão muito claras pra mim, alguém poderia me dar uma luz de como funcionaria esta aplicação? Realmente eu preciso de EJBs para atender o propósito da aplicação?
Galera muito obrigado pela ajuda!
Grande Abraço!!! 
O acesso remoto a aplicações, a partir de uma outra aplicação, pode ser feito de duas maneiras:
- Acessando diretamente o EJB através de um cliente específico para o seu application server.
- Acessando indiretamente o EJB através de um web service ou de um servlet ou JSP.
No primeiro caso, esse acesso é tradicionalmente feito via RMI (ou CORBA) e é muito semelhante ao que um cliente de EJB (remote stateful/stateless session bean) faria, exceto pelo fato de ter de usar algumas bibliotecas que dependem de seu application server. Isso é feito normalmente quando a aplicação cliente está na mesma máquina (ou em uma máquina dentro do mesmo firewall) do servidor de aplicação. Por exemplo: você precisa chamar uma transação EJB por um aplicativo Java invocado pelo seu scheduler (crontab, ECS Control-M etc.)
No segundo caso, esse acesso é feito via http ou https e pode ser feito por clientes na Intranet ou Internet. Exemplo: você tem uma aplicação Swing que precisa chamar o seu EJB para efetivar uma transação. Configurando corretamente o proxy é possível fazer a transação via Internet.
da uma olhada nesse mini-tutorial, pode ser util.
http://www.fabriciobraga.com.br/?page_id=4
Você quer acessar a aplicação ou “pedaços” dela (métodos por exemplo) ?
JN