Duvida comando ler

Estou começando em java e queria fazer um programa para ler 100 valores para uma votação com o comando for.

Mas o problema é que eu não sei o comando ler, o valor lido sera uma integer.

public class Teste {	
	 int a,b,v;	
	 void informa(){
		System.out.println("a recebeu " + a + " votos");
		System.out.println("a recebeu " + b + " votos");		
	}	
}
public class Teste2 {
	public static void main(String[] args){
		Teste votar = new Teste();
		int i;
		for (i=1;i<=100;i++){
			System.out.println(" 1 para votar em a");
			System.out.println(" 2 para votar em b");
			// aki vai o comando ler, o valor informado vai ir para variavel votar.v
			if (votar.v==1){
				votar.a++;}
			if (votar.v==2){
				votar.b++;}

}
		votar.informa();
	}

}

se puder explicar detalhadamente eu fico agradecido, pois estou começando em uma linguagem orientada a objetos. :smiley:

Bom, se você quiser ler o valor via teclado, você pode usar a classe scanner.

Exemplo

import java.util.Scanner;

public class Inicio {

public static void main(String[] args) {

Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
		i = entrada.nextInt();

}

}

Declara um scanner, atribui a ele um new Scanner, no construtor você passa o valor de onde vao vir os dados, poderia ser um arquivo de texto por exemplo, nesse caso o System.in serve para dizer que o padrão é o teclado. deu pra entender?

Nossa, mais simples do que eu esperava, Muito obrigado deu certinho :smiley:

Simples e errado. O correto, quando usar o Scanner para ler do teclado, é usar sempre o comando nextLine():

[code]import java.util.Scanner;

public class Inicio {
public static void main(String[] args) {
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
i = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
}
}
[/code]

dessa eu nao sabia. Me tire uma duvida, se eu só vou ler inteiros, porq usar o nextLine() ? e quando eu devo usar esse metodo nextInt()?