[duvida] componentes Swing (programa)

Oi.
Tenho 2 perguntas “simples”:

  1. Que banco de dados vocês me aconselham a usar para uma aplicação media !?

  2. esta já é uma pergunta meio que avançado ( eu acho ) .
    Meu Frame tem como Base desenvolver o proprio codigo Java diante de componentes Swing. apenas Clica no componente que deseje usar e clique no “Form” para desenhar sua aplicação. E o programa auto-Gera o codigo em java.
    OBS.: Nomeclatura dos objetos, organização do codigo e outros fatores estão em meus padrões.

Meu problema está no “Form”.
Sabe quando se vem a pergunta para algumas coisas que fazemos que não sabemos a resposta… então…
“que classes vou usar para montar o Form??? Preciso fazer com que possa selecionar os ccomponentes postos no Form.”

Resumindo a Dúvida:

  • Que classes posso usar para a construção de uma aplicação gráfica deste tipo!? OBS.: Se a classe que for me mencionar tiver como moldar uma forma de seleção, apenas diga se é possivel. o resto eu quebro a cabeça. :wink:

Se alguem souber de algum programa que o faça mas que tenha o codigo aberto para visualização… ficarei grato pelo link*. =p

Bom, eu aconselharia o PostGreSQL, um banco excelente para aplicações médias , ou o MySQL, um pouco mais enxuto que o PostGre, mas que não fica devendo em muita coisa.

O Oracle é muito bom, mas é muito pesado e raramente eu aconselharia para uma aplicação desse nível, a menos que tenha uma necessidade muito grande de segurança.

Interbase e Firebird eu desaconselho.

Não entendo muito sobre esse campo de Java, mas sugiro que pesquise um pouco sobre Java 2D, pois pode ser uma das saídas.

1.MySQL…perái, defina "Aplicação Média"?(Quantos usuários, inserts/deletes/updates dia e concorrência?)

Uia!O seu frame se auto-desenvolve é isso?É uma Skynet? :shock:
Brincadeira á parte, vc quer desenvolver uma IDE?Se é para clicar numa figura de um componente e auto gerar…aviso que dará MUITO trabalho, ao menos que tudo seja pré-pronto(componenteX—>códigoX)sem grande interação.

Vejamos,

[quote]Bom, eu aconselharia o PostGreSQL, um banco excelente para aplicações médias , ou o MySQL, um pouco mais enxuto que o PostGre, mas que não fica devendo em muita coisa.

O Oracle é muito bom, mas é muito pesado e raramente eu aconselharia para uma aplicação desse nível, a menos que tenha uma necessidade muito grande de segurança.[/quote]
Tenho conhecimento basico em Oracle, e não acredito que vá chegar nem perto de ser uma aplicação que necessite de tal db para o programa.

Veja bem:

***Tabela***
***Campos***
--------
Construcao
  Nome_Componente *
  Script_NComponente
--------
Propriedades
  Propriedade_Componente *
  Nome_Propriedade
  Valor_Propriedade
--------
Eventos
  Evento_Propriedade *
  Nome_Evento
  Valor_Evento
--------
Componentes
  Nome_Componente
  Propriedade_Componente
  Evento_Propriedade

Acho que a minha Entidade-Relacionamento responderá sua pergunta. Caso não… me avise que deixarei mais claro.
Pela que vi vou baixar o MySql e ver se dou uma estudada na sintax dele.

Sim… é uma IDE de montagem gráfica apenas. Não terá debug, nem compilador. Será exatamente “componenteX—>códigoX” !
Como eu disse… vai estar em meus padrões, então a organização do codigo… declarações… nomeclatura estará tudo de uma maneira só.

2 coisas que deixei em branco na explicação… o programa tem 2 paineis que permite você escolher que propriedades e que eventos ele terá. ( Alguns eventos ja estão pré-definidos. As propriedades são auto-geradas no codigo se você mudar o valor de padrão para outro. )

Como em muitos programas estou perdendo muito tempo montando a parte gráfica do programa… este meu projeto será uma mão na roda pra mim.
(OBS.: Os Codigos serão montados e verificados no NetBeans antes de serem atribuidos ao programa ( db ) para verificar erros.)

Será que construir esse tipo de ferramenta não dara muito muito não? Não seria mais facil usar o proprio NetBeans para gerar suas interfaces gráficas?

Mas seu objetivo e criar padrões para código de criação de componentes no formulário swing
?

[quote=paulofafism]Será que construir esse tipo de ferramenta não dara muito muito não? Não seria mais facil usar o proprio NetBeans para gerar suas interfaces gráficas?

Mas seu objetivo e criar padrões para código de criação de componentes no formulário swing? [/quote]
Sim.
O NetBeans cria o codigo de forma muito confusa. Complica demais o codigo.
Se criar um frame sem nada… ele cria um codigo complexo.
Eu crio um frame sem nada com poucas linhas. :roll:

Cada um tem um padrão quando cria seu codigo. E aposto que o seu jeito é bem diferente do meu. :wink:

Bem realmente o netbeans cria um codigo meio confuso. mas agiliza bastante o desenvolvimento, sendo que dificilmente o código que ele gera eu mexo nele. Mas nem toda ferramenta e perfeita :slight_smile:

Pra driblar a complexidade do código do NetBeans, eu recomendo o JBuilder 2008.
Abraço.

O NetBeans é uma ferramenta excelente retirando a sua opção gráfica.

[quote=dedejava]Pra driblar a complexidade do código do NetBeans, eu recomendo o JBuilder 2008.
Abraço.[/quote]
Mesmo o JBuilder ter a construção gráfica e o codigo rasoáveis…
Ainda sim vou produzir minha IDE gráfica.

Andei dando uma lida no Java2D parece ser bom. vou tentar usa-lo… mas se alguem souber de alguma classe que me ajude na construção do form… ficarei grato.