Aê galera, tranquilo?!
Estou tendo dificuldades com relação a forma correta de haver comunicação entre as camadas em uma aplicação.
Por exemplo: O usuário submete um formulário para cadastro no meu sistema. Observando que eu estarei utilizando JSF, qual seria o percurso correto que o Objeto com os dados do usuário deveria fazer até ser persistido no banco de dados?
Eu pensei em algo como: Página JSF -> Managed Bean -> Repositório; mas tenho dúvidas se deveria haver “alguém” intermediando a comunicação entre o managed bean e o repositório? como um controller por exemplo, sei lá…
Alguma dica com relação a isso?
Outra dúvida que eu tenho é: Se por ventura um médoto de uma entidade precisa interagir de alguma forma com o banco de dados, a entidade deve possuir uma referência direta ao repositório, ou deve haver um “alguém” para coordenar essa operação?
Por exemplo: A entidade executa a operação, envia o resultado ao controller, e este por sua vez aciona o repositório para que o resultado seja armazenado no banco.
Desculpem pelo tamanho do tópico, mas acho que assim as minhas dúvidas ficam mais fáceis de se entender.
Obrigado pela atenção, abraços.