faz-se necessário…??? forte esse termo…??? ou engano meu…???
Relacionamentos N:M são um caso tipico. A tabela de relacionamento é utilizada apenas para se obter uma lista que fazem a composição.
Alguns objetos contam ainda com dados providos por mais de uma tabela, o clássico exemplo das tabelas Pessoa , PJ e PF onde um objeto PessoaFisica contem dados providos por Pessoa e PJ.
Dá uma olhada no site hibernate.org que rapidinho vocÊ vai ver porque se faz necessário o mapeamento.
Ajudou alguma coisa?
[quote=zelopes][quote]
“Devido à maioria dos BDs serem relacionais, em projetos de softwares Orientados
a Objetos, faz-se necessário um mapeamento entre as tabelas do BD e os
objetos da aplicação.”
[/quote]
faz-se necessário…??? forte esse termo…??? ou engano meu…???[/quote]
Forte mesmo! Mas, em projetos orientados a objetos, seja de forma automática (com hibernate por exemplo) ou manual em algum monemto tu vai fazer esse mapeamento.
bom dia pessoal…
Li isso em uma monografia e esse termo não me deixou sair desse parágrafo…
vejamos…deixa eu ver se eu entendi…deixando de lado o ORM e ferramentas do tipo como hibernate, ibatis etc etc…
marcelo…pode me citar um exemplo de um momento…seja em um projeto simples…em q eu terei q fazer esse mapeamento dessa maneira manual…??? ou entao minha aplicação não seria orientada a objeto sem ORM???
isso no caso desse parágrafo em específico…não acho q esteja muito correta a afirmação do autor…
minha ficha ta demorando pra cair cara…!!! :roll:
[]'s
Eu concordo que não esteja correta, por exemplo projetos sem regras complicadas de negócio, que passa a maior parte do tempo inserindo e recuperando informações, não vejo necessidade de um mapeamento com uma ferramenta.
E creio que o que o Marcelo se referia, é que em algum momento você vai ter que mapear:
Objeto.atributo = Tabela.Coluna
[quote=zelopes]bom dia pessoal…
Li isso em uma monografia e esse termo não me deixou sair desse parágrafo…
vejamos…deixa eu ver se eu entendi…deixando de lado o ORM e ferramentas do tipo como hibernate, ibatis etc etc…
marcelo…pode me citar um exemplo de um momento…seja em um projeto simples…em q eu terei q fazer esse mapeamento dessa maneira manual…??? ou entao minha aplicação não seria orientada a objeto sem ORM???
isso no caso desse parágrafo em específico…não acho q esteja muito correta a afirmação do autor…
minha ficha ta demorando pra cair cara…!!! :roll:
[]'s[/quote]
Se a representação dos teus dados é orientada a objetos, então em algum momento tu vai ter que pegar os dados da tabela e passar para esses objetos. Isso seria um “mapeamento manual”. Tu pode fazer isso de várias maneiras, mas em algum momento tu vai fazer.
Ah, usar resultset junto com a regra de negócio não é uma boa abordagem
bacana marcelo…
esclarecido agora…vivendo e aprendendo… :lol:
[]'s