Dúvida conceitual sobre camada model...!

faz-se necessário…??? forte esse termo…??? ou engano meu…???

Relacionamentos N:M são um caso tipico. A tabela de relacionamento é utilizada apenas para se obter uma lista que fazem a composição.
Alguns objetos contam ainda com dados providos por mais de uma tabela, o clássico exemplo das tabelas Pessoa , PJ e PF onde um objeto PessoaFisica contem dados providos por Pessoa e PJ.

Dá uma olhada no site hibernate.org que rapidinho vocÊ vai ver porque se faz necessário o mapeamento.

Ajudou alguma coisa?

[quote=zelopes][quote]
“Devido à maioria dos BDs serem relacionais, em projetos de softwares Orientados
a Objetos, faz-se necessário um mapeamento entre as tabelas do BD e os
objetos da aplicação.”
[/quote]

faz-se necessário…??? forte esse termo…??? ou engano meu…???[/quote]
Forte mesmo! Mas, em projetos orientados a objetos, seja de forma automática (com hibernate por exemplo) ou manual em algum monemto tu vai fazer esse mapeamento.

bom dia pessoal…

Li isso em uma monografia e esse termo não me deixou sair desse parágrafo…

vejamos…deixa eu ver se eu entendi…deixando de lado o ORM e ferramentas do tipo como hibernate, ibatis etc etc…

marcelo…pode me citar um exemplo de um momento…seja em um projeto simples…em q eu terei q fazer esse mapeamento dessa maneira manual…??? ou entao minha aplicação não seria orientada a objeto sem ORM???

isso no caso desse parágrafo em específico…não acho q esteja muito correta a afirmação do autor…

minha ficha ta demorando pra cair cara…!!! :roll:

[]'s

Eu concordo que não esteja correta, por exemplo projetos sem regras complicadas de negócio, que passa a maior parte do tempo inserindo e recuperando informações, não vejo necessidade de um mapeamento com uma ferramenta.

E creio que o que o Marcelo se referia, é que em algum momento você vai ter que mapear:
Objeto.atributo = Tabela.Coluna

[quote=zelopes]bom dia pessoal…

Li isso em uma monografia e esse termo não me deixou sair desse parágrafo…

vejamos…deixa eu ver se eu entendi…deixando de lado o ORM e ferramentas do tipo como hibernate, ibatis etc etc…

marcelo…pode me citar um exemplo de um momento…seja em um projeto simples…em q eu terei q fazer esse mapeamento dessa maneira manual…??? ou entao minha aplicação não seria orientada a objeto sem ORM???

isso no caso desse parágrafo em específico…não acho q esteja muito correta a afirmação do autor…

minha ficha ta demorando pra cair cara…!!! :roll:

[]'s[/quote]
Se a representação dos teus dados é orientada a objetos, então em algum momento tu vai ter que pegar os dados da tabela e passar para esses objetos. Isso seria um “mapeamento manual”. Tu pode fazer isso de várias maneiras, mas em algum momento tu vai fazer.

Ah, usar resultset junto com a regra de negócio não é uma boa abordagem :slight_smile:

bacana marcelo… :wink:

esclarecido agora…vivendo e aprendendo… :lol:

[]'s