[Dúvida] Consulta em Banco de Dados!

E aí, galera do GUJ!
Tudo bem?

Estou com uma dúvida aqui:
Eu tenho um campo de pesquisa em um formulário. Queria fazer uso de expressões regulares (disseram que é melhor) para buscar dados em uma tabela. Suponhamos que a tabela esteja assim:

Alunos Codigo Nome Pai Mae Turma 1 Carlos José Maria 1

Eu quero que, ao digitar “josé” no meu campo de pesquisa, ele encontre o registro Carlos, por exemplo. Se ele digitar 1, procura o Codigo ou a Turma.
Enfim: quero pesquisar em todos campos da mesma tabela, independente se esse campo é inteiro, varchar ou date, a ocorrência de uma sequência de caracteres.

Alguém tem uma idéia da solução disto?
Valeu, fiquem com Deus!

Como vc está pensando em usar expressões regulares no SQL? Existe isso? (edit: existe, acabei de ver, mas é dependente do banco, como nunca usei nem pensei que pudesse existir)
Se você está montando sua query em SQL, você pode tratar todos os dados de entrada como VARCHAR, independente do tipo das colunas.
Então você monta a query com diversos ORs, um para cada coluna e comparando a coluna com o valor de entrada (valor de pesquisa).

[]´s

Não sei se tem a ver, mas dá uma olhada no FULLTEXT Search do SQLServer, acho que ajuda nesse seu problema.

Mas daí fica preso ai banco.

Outra solução é você concatenar todos os campos e procurar pelo conteudo ‘%?%’