[Dúvida] Controle de requisições HTTP

2 respostas
R

Boa madrugada, galera.
Sou novo aqui no fórum e tenho uma pergunta que já está me deixando louco:
Como faço para ouvir as requisições que são feitas via HTTP pelos navegadores na máquina por uma aplicação desktop ?

Exemplo:

1. Um navegador tenta abrir a página “www.google.com”;
  2. A aplicação reconhece que o navegador está tentando fazer uma requisição;
  3. A aplicação recebe a URL que está tentando ser acessada;
  4. A aplicação faz a validação se a página é bloqueada;
  5. Caso seja, retorna ao navegador uma outra URL, com uma página dizendo que a página requisitada é bloqueada.

É algo do tipo que quero fazer.
Qual a melhor solução ?

2 Respostas

A

Carinha, você está tentando fazer um firewall para desktop… pessoalmente acho pouco viável fazer isto em java: sempre que o java precisa adquirir “superpoderes” (como ver todos os conteúdos de internet que os browsers estão usando), você passa a necessitar de mais intimidade com o sistema operacional. Isto significa “Java Native Interfaces”, o que seria criar código nativo ao sistema operacional em questão e encapsulá-lo em chamadas java.

Agora, se você está tentando controlar dentro da sua empresa o que uma equipe vê, uma solução possível é bloquear o acesso direto à internet e forçar a utilização de um proxy. Já vi isto ser utilizado em muitas empresas, mas não tenho muita idéia de como se configura isso…

R

Não seria bem um firewall, seria mais como um proxy server.
Quando fui dormir “ontem”, pensei em uma solução: configurar um proxy server como Squid em outro servidor pra fazer o filtro, e criar um client pra realizar as configurações do proxy no client. Algo do tipo.
Muito obrigado !

Criado 24 de fevereiro de 2012
Ultima resposta 24 de fev. de 2012
Respostas 2
Participantes 2