[Dúvida] Controle de requisições HTTP

Boa madrugada, galera.
Sou novo aqui no fórum e tenho uma pergunta que já está me deixando louco:
Como faço para ouvir as requisições que são feitas via HTTP pelos navegadores na máquina por uma aplicação desktop ?

Exemplo:

1. Um navegador tenta abrir a página “www.google.com”;
  2. A aplicação reconhece que o navegador está tentando fazer uma requisição;
  3. A aplicação recebe a URL que está tentando ser acessada;
  4. A aplicação faz a validação se a página é bloqueada;
  5. Caso seja, retorna ao navegador uma outra URL, com uma página dizendo que a página requisitada é bloqueada.

É algo do tipo que quero fazer.
Qual a melhor solução ?

Carinha, você está tentando fazer um firewall para desktop… pessoalmente acho pouco viável fazer isto em java: sempre que o java precisa adquirir “superpoderes” (como ver todos os conteúdos de internet que os browsers estão usando), você passa a necessitar de mais intimidade com o sistema operacional. Isto significa “Java Native Interfaces”, o que seria criar código nativo ao sistema operacional em questão e encapsulá-lo em chamadas java.

Agora, se você está tentando controlar dentro da sua empresa o que uma equipe vê, uma solução possível é bloquear o acesso direto à internet e forçar a utilização de um proxy. Já vi isto ser utilizado em muitas empresas, mas não tenho muita idéia de como se configura isso…

Não seria bem um firewall, seria mais como um proxy server.
Quando fui dormir “ontem”, pensei em uma solução: configurar um proxy server como Squid em outro servidor pra fazer o filtro, e criar um client pra realizar as configurações do proxy no client. Algo do tipo.
Muito obrigado !