Dúvida: critério de contratação

Pessoal,

Me formei no ano passado em Sistemas de Informação e fiz um treinamento de Java e Java para Web na Caelum.
Nestes três meses desenvolvi um aplicativo pra minha mãe (ainda estou moldando-o), para controle do faturamento da escola. O sistema, que foi feito com hibernate, vraptor e JSP, tem as funções de gerar faturas para os alunos, permitir o pagamento das faturas, listar os alunos e faturas inadimplentes e mostrar a receita da escola. Futuramente vou incrementar com as despesas e fazer com que o sistema faça as projeções financeiras para controle da escola.

Enfim, nunca trabalhei com Java. Não consegui nenhum estágio durante a facu. E decidi investir mto nos meus estudos.
Procuro participar dos projetos open-source (ainda que contribuindo pouco) e dos fóruns (inclusive este). E estou aprendendo bastante.

Trabalho em um órgão público de São Paulo a 3 anos com Licitações (nada de programação e aqui não tem nada parecido com isso).
Enviando curriculo para as empresas (pois tem mtas vagas), TODAS pedem pelo menos 6 meses de experiencia COMPROVADA para junior. Cheguei até a argumentar com algumas, perguntando o critério de conhecimento de uma pessoa ter 6 meses de experiência.
E percebo que estas empresas, dali a algunas meses, colocam a vaga em aberto de novo.

Portanto, gostaria de levantar uma questão com o pessoal da área aqui: qual o critério de contratação das empresas para as vagas de desenvolvimento?
Se as empresas procuram profissional realmente bom e competente, pq não dar a oportunidade àqueles sem experiência, mas que podem contribuir além do esperado?

Pra quem já sentiu ou sente isso na pele, não é fácil vc investir duro no seu conhecimento e não ser “descoberto”.

O que eu aprendi que é não existe essa de “Como vou entrar no mercado de trabalho se todas as empresas exigem experiência”, ainda mais com profissional formado.