Dúvida: critério de contratação

Pessoal,

Me formei no ano passado em Sistemas de Informação e fiz um treinamento de Java e Java para Web na Caelum.
Nestes três meses desenvolvi um aplicativo pra minha mãe (ainda estou moldando-o), para controle do faturamento da escola. O sistema, que foi feito com hibernate, vraptor e JSP, tem as funções de gerar faturas para os alunos, permitir o pagamento das faturas, listar os alunos e faturas inadimplentes e mostrar a receita da escola. Futuramente vou incrementar com as despesas e fazer com que o sistema faça as projeções financeiras para controle da escola.

Enfim, nunca trabalhei com Java. Não consegui nenhum estágio durante a facu. E decidi investir mto nos meus estudos.
Procuro participar dos projetos open-source (ainda que contribuindo pouco) e dos fóruns (inclusive este). E estou aprendendo bastante.

Trabalho em um órgão público de São Paulo a 3 anos com Licitações (nada de programação e aqui não tem nada parecido com isso).
Enviando curriculo para as empresas (pois tem mtas vagas), TODAS pedem pelo menos 6 meses de experiencia COMPROVADA para junior. Cheguei até a argumentar com algumas, perguntando o critério de conhecimento de uma pessoa ter 6 meses de experiência.
E percebo que estas empresas, dali a algunas meses, colocam a vaga em aberto de novo.

Portanto, gostaria de levantar uma questão com o pessoal da área aqui: qual o critério de contratação das empresas para as vagas de desenvolvimento?
Se as empresas procuram profissional realmente bom e competente, pq não dar a oportunidade àqueles sem experiência, mas que podem contribuir além do esperado?

Pra quem já sentiu ou sente isso na pele, não é fácil vc investir duro no seu conhecimento e não ser “descoberto”.

O que eu aprendi que é não existe essa de “Como vou entrar no mercado de trabalho se todas as empresas exigem experiência”, ainda mais com profissional formado.

Simplemente entre. Arranje um estágio, fale com amigos, professor de faculdade, colegas de curso/treinamento etc. Networking é tudo.

[quote=Bruno Laturner]
Simplemente entre. Arranje um estágio, fale com amigos, professor de faculdade, colegas de curso/treinamento etc. Networking é tudo.[/quote]

Concordo.
Outra sugestão é procurar os sites ou agências de cadastro de currículo. Existem alguns destes grátis e que são bastante consultados por empresas.

Onde achei mais coisa foi no APInfo e sou de São Paulo também, consegui algumas entrevistas para Junior e não sou nem formado ainda, quem sabe não é o caminho…

  1. Baseado no que disse vc talvez tenha mais experiencia do que alguns juniors por ai, afinal vc já desenvolveu um software do “zero”; muitos demoram bastante para conseguir esta façanha.

  2. A época de estagio é na parte final do curso, vc não aproveitou essa época para conseguir um?

  3. Em algumas empresas quem trabalha na àrea pública geralmente não é bem visto, a má fama não é segredo pra ninguém; é claro que eu não concordo com isso, mas acontece. Constumam dizer, que quem trabalha na àrea pública não se compromete, gosta de levar vantagem em tudo e a pior parte é o compromisso o horário.

  4. Pra mudar de àrea sem fazer sacrificios é muito dificil, principalmente no lado economico.

  5. Na àrea publica também tem espaço para processamento de dados, vc já verificou como se faz para chegar lá?

flws

  1. Baseado no que disse vc talvez tenha mais experiencia do que alguns juniors por ai, afinal vc já desenvolveu um software do “zero”; muitos demoram bastante para conseguir esta façanha.

  2. A época de estagio é na parte final do curso, vc não aproveitou essa época para conseguir um?

  3. Em algumas empresas quem trabalha na àrea pública geralmente não é bem visto, a má fama não é segredo pra ninguém; é claro que eu não concordo com isso, mas acontece. Constumam dizer, que quem trabalha na àrea pública não se compromete, gosta de levar vantagem em tudo e a pior parte é o compromisso o horário.

  4. Pra mudar de àrea sem fazer sacrificios é muito dificil, principalmente no lado economico.

  5. Na àrea publica também tem espaço para processamento de dados, vc já verificou como se faz para chegar lá?

flws

[/quote]

Obrigado pela atenção pessoal.
Então, eu tentei arrumar estágio durante os quatro anos de curso, mas infelizmente não consegui.
Na área pública, os projetos de desenvolvimento geralmente são terceirizados, ou quando não são, são poucas vagas e exigem concurso para contratação.
Eu sou cadastrado em diversos sites, inclusive Apinfo, e mesmo assim esse dilema de experiencia permanece.

Realmente é uma pena as empresas pensarem que um funcionário público tem esse perfil que foi citado.
Aqui na esfera pública existem dois tipos de funcionarios: aquele que é comprometido e o outro que é verdadeiramente chamado por todos “funcionario público”.

Um “funcionario publico” de verdade é acomodado, preza a estabilidade financeira durante longos anos, e não se empenha em aprender coisas novas nem desenvolver software pra tentar impressionar os recrutadores e mudar o perfil curricular pessoal. Mas as empresas não podem generalizar, pois existem muitos que são competentes e responsáveis. Esse dilema de funcionario publico acho que já deveria ter sido mudado. O mundo mudou. As exigências tecnologicas exigem essa mudança de perfil.

Só pelo fato de eu me esforçar em viver aprendendo aquilo que não atuo, em ficar até de madruga no meu note em casa (ninguem tem nada ver com isso, isso é vontade própria), acho que já deve convencer mta gente que to realmente disposto a mergulhar no mundo do desenvolvimento (isso pra quem me conhece).

Mas vamos aguardar né.
vou enviando CV´s e participando de possiveis concursos.
E mais uma vez obrigado pela atenção, e qto mais opiniões, serei grato!

Cara, conheço gente que se formou e não conseguia emprego nem estágio, o cara simplesmente chego na empresa, se ofereceu pra trabalhar 3 meses de graça,
e depois disso se a empresa gostasse contratava ele… foi o que aconteceu, se esforçou pracas e agora tá no mercado…

eu particularmente faria o mesmo se fosse o caso.

[quote=felipedamiani]Cara, conheço gente que se formou e não conseguia emprego nem estágio, o cara simplesmente chego na empresa, se ofereceu pra trabalhar 3 meses de graça,
e depois disso se a empresa gostasse contratava ele… foi o que aconteceu, se esforçou pracas e agora tá no mercado…

eu particularmente faria o mesmo se fosse o caso.[/quote]

Pode ser uma opção mesmo…eu to disposto realmente a atuar em algum projeto, e aprender mais.
Aqui onde estou eu não ganho mal, mas pensando na minha carreira, referente à area que realmente gosto, pode ser uma boa.

  1. Baseado no que disse vc talvez tenha mais experiencia do que alguns juniors por ai, afinal vc já desenvolveu um software do “zero”; muitos demoram bastante para conseguir esta façanha.

  2. A época de estagio é na parte final do curso, vc não aproveitou essa época para conseguir um?

  3. Em algumas empresas quem trabalha na àrea pública geralmente não é bem visto, a má fama não é segredo pra ninguém; é claro que eu não concordo com isso, mas acontece. Constumam dizer, que quem trabalha na àrea pública não se compromete, gosta de levar vantagem em tudo e a pior parte é o compromisso o horário.

  4. Pra mudar de àrea sem fazer sacrificios é muito dificil, principalmente no lado economico.

  5. Na àrea publica também tem espaço para processamento de dados, vc já verificou como se faz para chegar lá?

flws

[/quote]

Obrigado pela atenção pessoal.
Então, eu tentei arrumar estágio durante os quatro anos de curso, mas infelizmente não consegui.
Na área pública, os projetos de desenvolvimento geralmente são terceirizados, ou quando não são, são poucas vagas e exigem concurso para contratação.
Eu sou cadastrado em diversos sites, inclusive Apinfo, e mesmo assim esse dilema de experiencia permanece.

Realmente é uma pena as empresas pensarem que um funcionário público tem esse perfil que foi citado.
Aqui na esfera pública existem dois tipos de funcionarios: aquele que é comprometido e o outro que é verdadeiramente chamado por todos “funcionario público”.

Um “funcionario publico” de verdade é acomodado, preza a estabilidade financeira durante longos anos, e não se empenha em aprender coisas novas nem desenvolver software pra tentar impressionar os recrutadores e mudar o perfil curricular pessoal. Mas as empresas não podem generalizar, pois existem muitos que são competentes e responsáveis. Esse dilema de funcionario publico acho que já deveria ter sido mudado. O mundo mudou. As exigências tecnologicas exigem essa mudança de perfil.

Só pelo fato de eu me esforçar em viver aprendendo aquilo que não atuo, em ficar até de madruga no meu note em casa (ninguem tem nada ver com isso, isso é vontade própria), acho que já deve convencer mta gente que to realmente disposto a mergulhar no mundo do desenvolvimento (isso pra quem me conhece).

Mas vamos aguardar né.
vou enviando CV´s e participando de possiveis concursos.
E mais uma vez obrigado pela atenção, e qto mais opiniões, serei grato!

[/quote]

Tentou arrumar estágio os 4 anos da faculdade e não conseguiu? Cara, é estranho isso. Normalmente a nossa área é uma das melhores pra arrumar
estágio. Empresas como Accenture e Tata por exemplo contratam estagiários em lote, 30 de uma vez só.

Você não conseguiu porque nem te chamavam pra entrevista? Ou te chamavam mas você não passava?

Minha sala na facul tinha 40 pessoas +ou-, e no quarto semestre da facul, todos já estavam trabalhando na área.

Por incrível que pareça, tentei os 4 anos. Fiz algumas entrevistas, inclusive na Accenture, mas não deu certo.
Nunca ouvi falar da Tata.

Na minha sala tinah umas 30 pessoas. A maioria lá já trablhava na área, portano não fez estágio. Os outros, todos conseguiram estágio em alguma empresa. Menos dois: eu e um amigo meu muito camarada e inteligente.

Cara,a história pode parecer bizarra, mas os únicos que não conseguiram estágio mas fizeram várias entrevistas fomos nós. E fomos os únicos na sala que não pegou nenhuma DP nos 4 anos. O resto tudo pegou DP inclusive alguns deles ainda nao concluiram o curso por causa das dependencias. Mas trabalham na área.

Sei que na faucldade vc não aprende mta coisa referente a programação, é mais uma base.

Pra complementar, fomos os únicos funcionarios publicos da sala. Ele é da Fazenda e eu da Casa Civil.
Aí que eu começo a acreditar oq nosso amigo falou: as empresas olham pro seu histórico curricular. Se fostes FP, bye bye (na maioria dos casos). Não importa oq vc é e oq vc sabe.
Não é desmerecendo ninguem, pois todos são capazes e merecem estar onde estão. Acontece que tenho certeza que as empresas não chamam mesmo pois tenho historico de funcionario publico.

Uma das empresas em que fiz entrevista, a recrutadora simplesmente disse assim pra mim:
“…pq vc quer trocar um emprego de 1mil reais com estabilidade pra fazer um estaigo de 800…?”…eu quase ri, mas tudo bem. Disse que queria construir uma base mais sólida pra minha carreira profissional na área desenvolvimento. Aí ela emendou:
“…vc cumpre horario? vc é comprometido?..”…Pessoal, na boa, isso seria alguma ofensa? Cara, eu durmo 4 horas por dia pq fico programando em casa aí de manha acordo cedo pra poder ir pra minha Secretaria fazer meu serviço. E ela me pergunta se sou comprometido? Oq eu fui fazer lá?

Isso realmente chateia. Mas não é motivo pra desistir nem desanimar. Vou continuar firme nos meus projetos pessoais e participando de projoetos open-source.

Cheguei até pensar em “omitir” no meu curriculo que sou funcionario publico. Mas não é de minha indule. Transparencia e lealdade é tudo.

Oq vc acham? Realmente a fato de ser funcionario publico afasta possiveis contratações?

[quote=felipedamiani]Cara, conheço gente que se formou e não conseguia emprego nem estágio, o cara simplesmente chego na empresa, se ofereceu pra trabalhar 3 meses de graça,
e depois disso se a empresa gostasse contratava ele… foi o que aconteceu, se esforçou pracas e agora tá no mercado…

eu particularmente faria o mesmo se fosse o caso.[/quote]

Conheci um programador que fez isso, 3 meses de graça em uma empresa de grande porte, teve um excelente desempenho e foi contratado com um ótimo salário…

Fala fera!

Cara, não cheguei a ler todos os posts, mas se eu estiver falando alguma besteira, me boicotem :smiley:

Eu acho que você não deve omitir mas acho que se você bater no peito e achar que segura a bronca de um junior, prove isso na entrevista. Coloque 6 meses de experiência e fim de papo.

Acho que uma dica ( uma daquelas que não são mto boas ) que eu posso te dar, é procurar emprego nas consultorias de 3 letras. Elas pegam muito junior que não sabe nada e já vi júnior ganhar 3k+ como CLT e mal saber HTML.

Vai a luta q vc consegue :smiley:

Abs

Bom dia, eu vi que muita gente já deu opinião, e eu posso estar sendo redundante, mas…

Você mencionou o desenvolvimento da aplicação no seu currículo ? Tem uma URL pública que a pessoa possa verificar a aplicação ?
Caso contrário, uma possibilidade seria disponibilizar uma versão da aplicação para que as pessoas possam ver o que você fez. Descreva as tecnologias utilizadas e mencione que você fez tudo.

Outra coisa interessante, não salva, não prova, mas adiciona valor : Tirar uma certificação, provavelmente SCJP. (Susgestão: Se morar em São Paulo ou região participe do mini-curso gratuito sobre Dicas para certificação SCJP na Globalcode dia 17/03 )

Insista no envio dos currículos, envie muitos. Customize os currículos para as empresas, de acordo com a área de atuação delas, etc.

Participe de eventos, reuniões dos grupos de usuário, etc, são lugares ótimos para fazer networking.

O IDG Now e ComputerWorld estão sempre publicando empresas que precisam contratar, eu sei de algumas que tentaram contratar 50 a 70 profissionais por vários meses o ano passado e tiveram muita dificuldade.

Não desista, por mais absurdo que pareça o mercado precisa de profissionais e tem vagas disponíveis.

Atenciosamente,
Yara M. H. Senger

o kra e por que tu não bota no teu curriculo que tu trabalo por 6 meses na empresa da tua mãe como desnvolvedor junior, fala do programa que tu fez la na empressa que tu trabalho no caso a da tua mãe e ve no que vai da, por que tu edv te mais experiencia do que nego que ja trabalha com isso.

falow abraço

Pessoal, continuo grato pela atenção de todos.

Então, eu já coloquei no CV o projeto, detalhando-o bem objetivo. Mas ainda não disponibilizei nenhum link da aplicação.
Vou entrar no site e fazer a reserva para o mini-curso da Global de 17/03.

Eu coloquei asism no cV, que desenvolvi um aplicativo para controle financeiro, as tecnologias que utilizei (hiber,vraptor,jsp), mas não coloquei como TEMPO de exepriencia . Nao coloquei nenhum vinculo. Mas vou ver oq dá pra colocar pra contar como experiencia.

Pessoal, mudando um pouco o cruso o tema, oq vcs acham dos seguintes livros, e q livros vcs indicariam pra leitura no momento:

  • Use a Cabeça! Analise e Projetos Orientado a Objetos
  • Use a Cabeça! Html, (X)HTML e CSS (não sei mto Html, por isso preciso dar uma aperfeiçoada

Qual a sua idade?

Quando eu sai da prefeitura, isso pra mim foi até bom. Eu era concursado, e os caras me perguntavem “mas pq vc quer sair? vc é concursado, tem emprego pra vida toda…” e eu respondia “na prefeitura tudo é muito lento, burocrático, enrolado. lá, os caras vão pra se encostar. Eu não quero me encostar, quero um emprego de verdade!”

Vc tem que mostrar pros caras que vc não quer ficar a vida toda na moleza, que vc tem vontade de trampar.

22 anos…terminei o curso de sistemas no ano passado

Quando eu sai da prefeitura, isso pra mim foi até bom. Eu era concursado, e os caras me perguntavem “mas pq vc quer sair? vc é concursado, tem emprego pra vida toda…” e eu respondia “na prefeitura tudo é muito lento, burocrático, enrolado. lá, os caras vão pra se encostar. Eu não quero me encostar, quero um emprego de verdade!”

Vc tem que mostrar pros caras que vc não quer ficar a vida toda na moleza, que vc tem vontade de trampar.[/quote]

Com ctza, aqui comigo tem mta gente que encostou. E mtas dessas pessoas me passam conselhos pra sair daqui e procurar um emprego a minha área, para aprender mais.
Eu andei conversando com uns caras da PRODESP qto à projetos de desenvolvimento.
Lá eles costumam utilizar mais ASP, C, C#…projetos Java, PHP são poucos. e geralmente eles terceirizam. Já vi Licitações onde eles contratam empresas para Prestação de Serviços de Consultoria de Sistemas.

Aqui quase tudo é Licitações, e por eu trabalhar justamente com Licitações, sei que as chances de alavancar um projeto aqui são utópicas.
Por esse motivo eu desejo trabalhar justamente em uma Consultoria que presta serviços de desenvolvimento.

Aproveitando pra falar do curso que fiz na Caelum: o curso é simplesmente incrível.

Eu entendia bem, mas bem pouco de Java. E o curso ensinou Java de uma forma diferente, tornando o aprendizado fácil e interativo. Percebendo que é relativamente fácil aprender Java e os frameworks existentes.

Claro que tem gente que não precisou fazer o curso pra perceber isso, mas no meu caso o curso me fez mudar a forma de pensar.
Ah, gostaria de saber se alguém ja fez o curso FJ-26 na Caelum. Vale a pena fazer, mesmo eu não tendo nenhuma vivência em projetos nas empresas?