Estou com 1 problema que tem me dado 1 pouco de dor de cabeça
Vamos la
Fiz faculdade de Ciencia da computaçao que terminei em 2007
Depois da faculdade, e durante ela eu nunca peguei 1 trampo de carteira assinada, sempre trabalhava como free lancer, levantava 1 dinheiro aki, outro la
enfim , as vezes fazia alguns programas basicos de VB6.0 (Dark Ages) , manutençao de micro, manutençao de redes . servidores em geral … linux …etc
sempre fui fã de programaçao, e principalmente JAVA , entao comecei estudar sozinho, tive 1 pouco de dificuldade no começo entao resolvi esperimentar fazer alguns cursos
da Caelum (fj11 /16 /21 ) dos quais so tenhu elogios XD ,
Agora estou estudando em casa mais voltado para programaçao WEB,
Meu problema eh! Estou desempregado e queria arranjar algo voltado para JAVA, mas!!! todos empregos pedem experiencia anterior as vezes de mais de 1 ano
entao fico 1 pouco perdido de por onde começar. Estava pensando em fazer 1 site meu, colocar alguns programas feitos em java, algumas coisas de WEB seila, como se fosse um
“curriculum” do que eu sei fazer, algum meio de comprovar conhecimentos
Estava tambem querendo tirar algumas Certificaçoes, mais com essa compra da Oracle estou meio com medo e pensei em esperar 1 pouco para ver oq muda
entao as 3 duvidas
E possivel achar 1 estagio em java mesmo terminado a faculdade a um certo tempo?
E interessante a minha ideia do site??
Tento correr atras das certificaçoes ou espero para ver oq a Oracle vai mudar (e parece q ja mudou algo)???
Amigo vc cometeu o mesmo erro que 80% dos universitários cometem que é não estagiar durante a faculdade.
Muitas vezes as pessoas já no período de faculdade, trabalham registradas, ou bem remuneradas em outras áreas, e ficam com cuzisse, essa é a verdade, de sair para ganhar menos em um estágio. Tem que ver que ganha menos em salário, mas muito em experiência e currículo, tem que pesar qual “ganhar” é melhor.
Mas não me parece ter sido o seu caso, pelo que parece nem emprego fixo você tinha, vc planejou mal sua carreira, essa é a verdade.
Agora não adianta chorar o leite derramado, vai ter que fazer alguma correria, eu indicaria uma certificação, para pelo menos provar que conhece a linguagem.
É mermão… to na mesma. Essa área tá assim, recém-formado, se quiser trabalhar na área somente num estágio com bolsa ridícula. Se tu não for ninja, eles não contratam e espalham na mídia que está faltando mão-de-obra. O jeito é trabalhar como freelancer e deixar a crise do TI no Brasil chegar logo.
Não é só essa área. Qualquer área mais técnica te exigirá algum tipo de experiência.
Se fizer medicina, terá que ter alguns anos de residência. Se fizer engenharia, vai fazer estágio igual.
Na faculdade não é hora de ver quem paga melhor. E sim, que empresa vai te dar mais experiência. Nos primeiros anos de profissão (e pode colocar uns 5 anos aí), você tem que pensar mais em perspectivas de carreira do que em salário. Aí sim, quando você estiver numa empresa bacana, que te paga bem, você começa a olhar para outras empresas bacanas, que te pagariam melhor.
Mas a perspectiva de crescimento nos primeiros anos é tudo. Muitas e muitas vezes é melhor pegar um estágio menos remunerado, mas com uma perspectiva de contratação, do que ficar de corpo mole num emprego onde o “topo” da sua carreira já é praticamente o que o júnior da programação ganha.
Eu mesmo, quando comecei, larguei um emprego para ir estagiar numa empresa que dava consultoria em OO. Era uma das principais de Curitiba, chamada Datran, e os consultores eram um alguns dos principais palestrantes da od. A empresa foi vendida para a MSA Infor, alguns anos depois que saí de lá.
Vale lembrar que na época essa era apontada como uma das tecnologias mais promissoras e era raro você não ver alguma reportagem falando de Corba. Também foi uma ótima oportunidade falar em design patterns ainda em 1999 e ver de perto tecnologias como mapeamento objeto/relacional. Infelizmente a tecnologia de OD não deu tão certo quanto prometia, mas a experiência me abriu portas para praticamente todas as minhas futuras contratações, inclusive em grandes empresas.
Não precisa ser ninja, mas na nossa área, se tu for um cara normal, tu tens que começar lá de baixo. Ganhando pouco e adquirindo experiência. Parece um pouco cruel? Sim é, mas é a maneira mais justa.
Se estiver tão difícil de achar um trampo, sugiro começar a participar de alguns projetos open-source, aprender alguns frameworks por contra própria e principalmente estudar para uma certificação. Algumas vezes, pra quem não tem experiência, a certificação é de grande ajuda. Mas não só SCJP, mas SCWCD é ótimo.
Eu acho engraçado até pensar ao contrário. Vamos supor a entrevista de emprego:
Quantos anos de experiência você tem?
Nenhum.
Já se formou?
Bom, estou terminando a faculdade.
Mas… você trabalhava antes?
Fazia uns bicos, em manutenção de hardware.
Nada a ver com programação, então?
Nada.
Ótimo! Estavamos precisando de alguém assim! Você será nosso novo programador sênior. Sente-se ali naquela mesa, exclusiva para você. Seu salário será de R$8000,00, mais benefícios. Era de alguém exatamente assim que estavamos precisando. Afinal, você ralou quase os 4 anos inteiros da faculdade, não é mesmo?
Se um dia presenciar isso, saiba que você está dormindo.
Uma coisa que pode te ajudar MUITO, mesmo no estágio, é o seu network. Acredite, ele funciona e conta bastante para conseguir empregos.
Boas indicações abrem portas. Como ter indicações? Seja um bom profissional. Dedicação, esforço, interesse e trabalho em equipe são algumas qualidades que contam bastante. Acredito não ser necessário ter um conhecimento estratosférico ou ser um ninja como falaram.
E como o Vini disse, no começo de carreira (estágio e júnior) o que conta bastante não é o quanto pagam mas sim, o quanto se aprende. Gostaria até de complementar o que o ele disse em relação ao conhecimento. Não é apenas na parte técnica que vc evolui mas seu conhecimento como profissional.
[quote=Artur Drummond]Uma coisa que pode te ajudar MUITO, mesmo no estágio, é o seu network. Acredite, ele funciona e conta bastante para conseguir empregos.
Boas indicações abrem portas. Como ter indicações? Seja um bom profissional. Dedicação, esforço, interesse e trabalho em equipe são algumas qualidades que contam bastante. Acredito não ser necessário ter um conhecimento estratosférico ou ser um ninja como falaram.
E como o Vini disse, no começo de carreira (estágio e júnior) o que conta bastante não é o quanto pagam mas sim, o quanto se aprende. Gostaria até de complementar o que o ele disse em relação ao conhecimento. Não é apenas na parte técnica que vc evolui mas seu conhecimento como profissional.
Vlw!
E sucesso![/quote]
De fato, o que classifica um profssional como sênior (na visão das empresas) é tanto o perfil técnico como comportamental.
[quote=Artur Drummond]Uma coisa que pode te ajudar MUITO, mesmo no estágio, é o seu network. Acredite, ele funciona e conta bastante para conseguir empregos.
[/quote]
Sobre networking, uma vez li que um mau profissional vai a um evento para prestar atenção nas palestras. E um bom profissional costuma a ir em eventos para trocar cartões. E faz bastante sentido.
Olá pessoal, eu vi vcs falando bastante sobre estágio e fiquei curioso com uma coisa. Normalmente escuto as pessoas na minha faculdade falando em pegar trampo ou em serem efetivados após o estágio e vejo muita gente falando mal de estágio enquanto que aqui estão todos a favor de estágio. Então aqui vai a dúvida. Como saberei que vale a pena pegar um determinado estágio e largar a empresa onde trabalho? Será que as empresas aqui do Rio de Janeiro lidam com o estágiario dando chance dele aprender mesmo? Ou será que tratam como um contratado CLT que recebe como estagiário? Alguém indicaria uma empresa ou um site de busca para estágio Java? Eu já trabalho com java só que não tenho mais tempo para estudar dentro da empresa. E eu quero é aprender mais coisas e não ficar preso resolvendo problemas.
Entendi. Então estágio é ótimo para quem não tem experiência alguma. Caso a pessoa já tenho um trabalho carteira assinada na área, o ideal é buscar outro trabalho carteira assinada. É isso?
Valeu as respostas povo
Acho q meu problema e que como fazia alguns free lancer, e conseguia as vezes mais dinheiro doq conseguiria em 1 estagio acabei me acomodando e nao pensei tanto no “depois” so no “agora”. Talvez agora que estou entrando no mundo Java /WEB eu consiga ate algo bom como free lancer do que eu conseguia antes, talvez formar um grupo de pessoas interessadas no mesmo etc.
Acho que tambem vou investir no ingles que ja vi q abre muitas portas, meu ingles de leitura e excelente, so o de fala que me atrapalha ainda, e é esse que se mais pede em boas empresas.
Sobre certificaçao , com essa bagunça da compra da Oracle andei vendo muitos artigos que vai ter muita mudança nas certificaçoes. Sera q vale a pena eu tentar agora as certificaçoes da “Sun” ? ou espero 1 pouco pra ver oq a oracle vai mudar?
A não ser que queira mudar de área, por exemplo, sair da programação e ir para redes, administração de banco de dados, etc…ou seja, uma área a qual vc não tenha conhecimento profissional, apenas acadêmico.
Não é só essa área. Qualquer área mais técnica te exigirá algum tipo de experiência.
Se fizer medicina, terá que ter alguns anos de residência. Se fizer engenharia, vai fazer estágio igual.
Na faculdade não é hora de ver quem paga melhor. E sim, que empresa vai te dar mais experiência. Nos primeiros anos de profissão (e pode colocar uns 5 anos aí), você tem que pensar mais em perspectivas de carreira do que em salário. Aí sim, quando você estiver numa empresa bacana, que te paga bem, você começa a olhar para outras empresas bacanas, que te pagariam melhor.
Mas a perspectiva de crescimento nos primeiros anos é tudo. Muitas e muitas vezes é melhor pegar um estágio menos remunerado, mas com uma perspectiva de contratação, do que ficar de corpo mole num emprego onde o “topo” da sua carreira já é praticamente o que o júnior da programação ganha.[/quote]
Da forma que você coloca não tem como discordar. Mas vejamos as seguintes situações:
Em medicina, a residência paga em média uns 2000,00. Já da pra se sustentar hehe. Bem acima das bolsas que estou achando como programador/analista em Curitiba, em média R$600,00. O estudante de TI ainda precisa ser dependente dos pais. O médico após a residência, se for de clínico geral, ele vai se encaixar em qualquer vaga de “clínico geral” futuramente, difícil exigirem mais. O engenheiro também. O jornalista também. O farmacêutico também, etc… O profissional de TI, após 1 ano recebendo R$600,00 e se matando muito, já pode trabalhar como programador Delphi 7 com Firebird, mas por azar a empresa no qual ele estagiou lhe ofereceu um salário pífio, ele foi buscar outra oportunidade, mas a outra empresa quer Delphi 2005 e SQL server, a outra quer Delphi 2010 e java, a outra, além do que ele aprendeu, quer um analista que sabia PHP e Oracle… O que lhe resta, passar mais tempo ainda estagiando??? Ele não quer passar o resto da vida estagiando, afinal se estudou é porque tem sonhos, quer construir um patrimônio, etc…
Outro caso: a pessoa tem família pra sustentar, trabalha em outra função e recebe seus 2 pau, mas se amarra em TI e resolveu cursar faculdade. Na faculdade foi o melhor aluno. recém-formado ou estudante, se ela largar seu outro emprego pra pegar um estágio com bolsa de R$600,00, como vai ficar o sustento de sua família? Se fosse uma bolsa equivalmente ao seu salário na outra função, até daria né…
Na minha opinião está faltando um pouco de esforço por parte das empresas também, não apenas do profissional. Do jeito que está, cada vez menos gente vai se interessar por TI, o que já vem acontecendo (compare a concorrência dos vestibulares hoje com 10 anos atrás, em qualquer instituição), afinal, ninguém quer se matar de estudar, se formar, pra continuar sem ter o mínimo de qualidade de vida!
ja q vc fez a besteira de passar pela facul sem estagiar… as unicas alternativas para vc são: faça uma pos graduanção em engenharia de software, banco de dados ou algo do genero e arrume um estagio qdo tiver la pra ganhar não mais de 500 contos, para conseguir isto e bom vc antes conseguir algumas certificações, por fim não fique mais de 6 meses nesta empresa ganhando esta merreca, fique pouquissimo tempo e depois pule para outra como junior ganhando um pouco mais ou mude de area e faça outra faculdade ou faça um mestrado vire professor e va para a area de pesquisa que vai ganhar bem mais que os desenvolvedores ganham…
descordo que vc tem q esperar uns 5 anos para começar a olhar para seu salario.
Eu acredito que entre uns 2,5 e 3 anos ja de para começar a ganhar uma boa grana…as vezes (inclusive já vi com bastante frequencia) em até menos tempo…
imagina ter quer trampar 5 anos para poder ganhar na media…