Boa noite a todos. Este é meu primeiro tópico. Procurei nos tópicos antigos a minha dúvida, mas não encontrei. Me desculpem se eu não tiver procurado direito. Eis a minha dúvida:
Exercício 4.12
"Modele um funcionário. Ele deve ter o nome do funcionário, o departamento onde trabalha, seu salário, a data de entrada no banco, seu RG e um valor booleano que indique se o funcionário está na empresa no momento ou se já foi embora.
Você deve criar alguns métodos de acordo com sua necessidade. Além deles, crie um método bonifica que aumenta o salario do funcionário de acordo com o parâmetro passado como argumento. Crie, também, um método demite, que não recebe parâmetro algum, só modifica o valor booleano indicando que o funcionário não trabalha mais aqui.
A idéia aqui é apenas modelar, isto é, só identifique que informações são importantes e o que um funcionário faz."
Não entendi direito como utilizar os métodos “bonifica” e “demite”
Sinceramente, me confundi um pouco com o que deve ser feito, mas fiz da seguinte maneira (sem utilizar o “demite”):
class Funcionario {
String funcionario;
String departamento;
double salario;
String admissao;
String rg;
boolean ativo;
double bonifica;
double aumento;
void bonifica(double aumento) {
void demite() {
}
}
class TestaFuncionario {
public static void main(String[] args) {
Funcionario f1 = new Funcionario();
f1.funcionario = "Marcus";
f1.departamento = "Supervisão";
f1.salario = 1100;
f1.admissao = "01/08/08";
f1.rg = "0001112223";
f1.bonifica = 500;
f1.ativo = true;
f1.aumento = f1.salario + f1.bonifica;
System.out.println("Nome do funcionário:" + f1.funcionario);
System.out.println("Departamento:" + f1.departamento);
System.out.println("Salário atual:" + f1.salario);
System.out.println("Data de admissão:" + f1.admissao);
System.out.println("RG:" + f1.rg);
System.out.println("Bonificação:" + f1.bonifica);
System.out.println("Salário com bonificação:" + f1.aumento);
System.out.println("Funcionário ativo:" + f1.ativo);
}
}
Está mais ou menos de acordo com o que deve ser feito? Como utilizo corretamente os métodos solicitados? Aguardo retorno e agradeço pela ajuda.