edit: o problema é que eu estou realmente com pouquíssimo tempo para mexer nele ultimamente. Vamos ver se feveireiro sai alguma coisa.
edit2: esqueci de comentar que existem coisas similares como o HibernatePicofier e o DependencyInjectionInterceptorFactoryBean do Spring. O problema deles é que não são contextuais (não permitem injetar a Session atual) e o Hinjector deveria suportar qualquer container DI, inclusive os embutidos em frameworks web como o do vraptor e o do mentawai…
Hoje já utilizo o Spring para fazer a injeção de dependência, mas o problema é que nos objetos de domínio, que são recuperados pelo Hibernate, ainda não consegui que o Spring fizesse isso.
Essa semana o Rafaeil Steil (aqui do GUJ/JForum) mandou um patch sensacional para o hinjector para suportar injeção com o Spring também, além do Pico que já funcionava.
Ainda estamos devendo documentação, exemplos e site, mas o Rafael já está até usando no JForum 3.
De fato, fazer o @Configurable funcionar é um saco. Mas funfa sim.
Eu particularmente não gosto de usar o @Configurable, mas vale a pena brincar com ele. Sugiro depois dar uma olhada no fonte do spring. Depois crie sua própria anotação para então desamarrar o spring do domain