Eu estou a fazer um trabalho que consiste na simulação de um elevador mas agora deparei-me com um problema que não sei como o resolver. Antes demais devo dizer que comecei agora a mexer com a interface gráfica no netbeans. O meu problema é como fazer o movimento do elevador, ou seja, eu tinha pensado em criar um rectangulo que representasse o elevador e a medida que ele subia ou descia o rectangulo movimentava-ae para cima ou para baixo, mas eu não sei como criar esse movimento. Será que alguem me pode indicar um tutorial ou como devo fazer para resolver o meu problema.
Uma forma bastante tosca de mostrar um elevador é usando um JSlider vertical.
Outra forma envolve você criar uma classe derivada de JPanel, onde você tem de sobreescrever o método “paintComponent” para desenhar o tal elevador. É mais bonito mas mais trabalhoso.
Se eu bem entendi este metodo paintComponent permite-me desenhar o rectangulo que representa o elevador mas eu ainda continou com uma duvida como é que eu faço para movimentar esse rectangulo para simular o movimento do elevador?
Para desenhar o retangulo vc vai especificar as coordenadas x e y, na verdade não existe uma imagem dinamica, o que vc vai fazer é desenhar varias vezes.
Ex.: Vc desenhou o retangulo na posição “100,100” agora vc quer descer ele, entao vc desenha denovo na posição “100,200”.
Cada vez que o java chamar o metodo paint uma nova imagem vai ser desenhada sobre a antiga.
Mas eu já consigo desenhar o rertangulo. O meu problema e como fazer aparecer a 1ª frame com a posição inicial e depois uma 2ª frame com a posição alterada, porque neste momento o programa só me mostra a posição ja alterada.