Dúvida de como estruturar meu código,classes...etc

Olá pessoal mais uma vez venho pedir ajuda…pesquisei, lê muito…mas não consegui entender ainda…

Bom. utlilizo a IDE netbens pra programar…mas meu problema é a questão de como estruturar meus códigos, classes…já perguntei a algmas pessoas, mas me falam de forma muito técnica…já lê livro de engenharia de software…mas tbm é muito técnico…então vim aqui pedir a ajuda de vcs!

tipo criei um projeto pra faculdade…Sistema Gerencial Penitenciário…e no meu código criei minhas telas em uma classe main…todas elas…e acabou que fiquei meio confuso…e me enrolei…pq tinha que criar uma tabela e nela uma List…e me disseram que elas tem que ficar só em uma classe main…só a tabela e a lista…eu queria uma ajuda de vcs…de forma pratica entendem? não de forma técnica…pq disso eu tô cheio!!..hehe :stuck_out_tongue: vlw galera!

Tô te entendendo…tipo meu código tem cadastro_Visitante e Cadatrso_Funcionario…eu coloco em classes separadas, mas em um pacote só.! é isso?

e essa de camadas…camadas de apresentação são as telas?

procure ler algo sobre padrão MVC

M = Modelo (classes que repersentam objeto do mundo real)
V = Visão (telas, jsp, …)
C = Controle (classes com regras de negocio complexas…)

A organizacao dos pacotes é muito relativa cada um gosta de fazer de um jeito seguindo ± um padrao, mas uma opcao seria assim:

br.com.suaempresa.penitenciaria
   //coloque tua classe Main aqui(APENAS UMA NA APP TODA), ou seja o start do sistema

br.com.suaempresa.penitenciaria.modelo
   //coloque suas classes de modelo aqui, os famosos javabeans

br.com.suaempresa.penitenciaria.visao
   //coloque tuas telas aqui(UMA CLASSE para cada tela pelo amor de Deus)

br.com.suaempresa.penitenciaria.controle
  //aqui tuas classes de negocio quem faz o trabalho.

Pronto ja seria uma organizacao bacana.

Ah entendi…valeu…fredferrao!!

marcosharbs…eu deu uma lida…e MVC é pra web? ou serve pra desktop?

Alguém tem uma sugestão de livro…que ensine ou me dê uma luz a mais…?

Agradeço a todos pela ajuda, não vou colocar como “RESOLVIDO” por que ainda quero outras opniões…conhecimento nunca é D+ :smiley:

qualquer coisa quem quiser falar ou acrescentar mais alguma coisa eu agradeço!

[quote=Teco]Agradeço a todos pela ajuda, não vou colocar como “RESOLVIDO” por que ainda quero outras opniões…conhecimento nunca é D+ :smiley:

qualquer coisa quem quiser falar ou acrescentar mais alguma coisa eu agradeço![/quote]

Sobre MVC recomendo acessar este link: http://www.guj.com.br/posts/list/129277.java
Vou adicionar este tópico como referência na lista de links sobre MVC que estão na primeira postagem do link que passei. Espero ter colaborado! :wink:

1. Vc separa em camadas:
  • camadas de apresentação.
  • camadas que contém a lógica de negócio.
  • camadas que acessa um banco de dados.
  1. Vc agrupa algumas classes em pacotes por funcionalidades. Isso é meio relativo e depende muito do sistema que vc irá implementar.

MVC é tanto para WEB quanto para aplicações Desktop.

O que eu sugiro vc fazer é:

separe as classes de dominio. O que são essas classes?

Penitenciaria, preso, cela, enfim. Tudo com seus metodos geters/setters.

Outro pacote conterá apenas as telas(view). Não coloque código de regras de negócios aqui.

Um terceiro pacote conteria a regra de negocio. Ex:se uma cela tem uma quantidade de presos, não permita que seja inseridos mais presos nela.

Um quarto pacote conteria o acesso a banco de dados. Leia-se padrão DAO(Data acess Object). Este eu deixo por sua conta.

Isso tudo é um esqueleto bem básico. Uma aplicação real teria bem mais subdivisões, mas toda subida tem um começo…

e claro não deixe de pesquisar sobre MVC.