dúvida de desenho da minha aplicação

Eu tenho o seguinte problema no desenho da minha aplicação. Tenho 2 jars que contem lá dentro classes com o mesmo nome, mas que tem têm funcionalidades diferentes. O problema é que estou a escrever uma classe que precisa dos dois jars e eu não sei como posso diferenciar entre uma classe de um jar e outra classe com o mesmo nome de outro jar.

Existe algum design pattern que lide com estes problemas? Também não me apetece estar a escrever o caminho todo até à classe que preciso dentro do método.

Mas o nome dos pacotes também são iguais? (Vou considerar que você não sabia o que significa tornar uma classe atômica)

Neste caso você pode chama-la de forma atômica:

[code]meupacote.a.b.c.Classe = new meupacote.a.b.c.Classe();

meuoutropacote.a.b.c.Classe = new meuoutropacote.a.b.c.Classe();[/code]

nesse caso você tem que usar o nome completo da classe, por exemplo,

pacote.subpacote.Classe classe = new pacote.subpacote.Classe();

caso os caminhos dentro dos jars sejam iguais, ou seja, possuem a mesma estrutura de pacotes, ai tá na hora de você repensar esse design

bosnic, eu sei que tenho que pensar no design. Só estava a perguntar se existe algum design pattern que é útil para resolver este problema, ou tenho mesmo que pôr o caminho todo até à classe.

Dando um exemplo,

tenho em first.jar a seguinte classe:

a.b.c.MyClass.java

e tenho em second.jar:

q.w.e.r.MyClass.java

Dentro da minha classe que estou a programar tenho um método que precisa usar os MyClass de ambos os lados.

Cada classe tem a sua funcionalidade totalmente diferente.

Espero ter-me feito compreender.

Pedro,

Isso. Realmente neste caso a solução é você apontar todo o caminho das classes (na declaração).

Ae resolve teu problema.

Abs,