Duvida de iniciante aprender java sozinho?

novos amigos progamadores sou novatissimo aki venho da linguagem delphi a 2 anos mais ou menos… mas ultimamente estou querendo aprender outra linguagem…tenho alguma duvidas em relação ao java…que sao as seguintes

VALE A PENA APRENDER JAVA PARA SE TRABALHAR SOZINHO? VEJO QUE MAIORIA DE PROGRAMADORES JAVA SO TRABALHAM EM EQUIPE POIS PELO QUE LE O DESEVOLVIMENTO SE LEVA MUITO TEMPO…ATE ONDE SEI RSRS…?


TEM COMO APRENDER JAVA SOZINHO? ASIM COMO APRENDI E ESTOU APREDENDO DELPHI SERA QUE TERIA COMO APRENDER JAVA SOZINHO…COM LIVROS E VIDEOS AULAS???


OU SERIA MELHOR APRENDER C# OU PYTHON ? POR QUE PELO QUE ESTOU PESQUISANDO DIZEM QUE C# É IDENTICO AO JAVA MAS SEU DESENVOLVIMENTO É BEM MAIS PRODUTIVO…E PYTHON SE FALA QUE TEM PRATICAMENTE MESMO PODER DO JAVA MAS VC PRODUZ SISTEMAS COM MUITO MENOS LINHAS DE CODIGO


OU ULTIMA OPÇÃO SERIA APRENDER PHP? PQ DIZEM TAMBEM QUE PHP OO SERIA TAMBEM MUITO BOM O PHP TEM O MESMO PODER DO JAVA?

FICAREI AGRADECIDO AS REPOSTA AKI NESTE FORUM

Ola kelsilva,

Eu penso da seguinte forma: Se você realmente está disposto a aprender, você conseguirá não importa se sozinho ou com ajuda.
Obviamente se você tive-se alguém pra lhe ajudar nessa empreitada e lhe instruir seria muito mais fácil o aprendizado, mas…
Levando em consideração que você já tem uma certa bagagem com programação, mesmo sendo com outra linguagem, já vai tornar mais tranquilo o aprendizado.
O que eu acho mais difícil de ser compreendido não é nem a linguagem em si e sim o paradigma OO.