Duvida de iniciante aprender java sozinho?

novos amigos progamadores sou novatissimo aki venho da linguagem delphi a 2 anos mais ou menos… mas ultimamente estou querendo aprender outra linguagem…tenho alguma duvidas em relação ao java…que sao as seguintes

VALE A PENA APRENDER JAVA PARA SE TRABALHAR SOZINHO? VEJO QUE MAIORIA DE PROGRAMADORES JAVA SO TRABALHAM EM EQUIPE POIS PELO QUE LE O DESEVOLVIMENTO SE LEVA MUITO TEMPO…ATE ONDE SEI RSRS…?


TEM COMO APRENDER JAVA SOZINHO? ASIM COMO APRENDI E ESTOU APREDENDO DELPHI SERA QUE TERIA COMO APRENDER JAVA SOZINHO…COM LIVROS E VIDEOS AULAS???


OU SERIA MELHOR APRENDER C# OU PYTHON ? POR QUE PELO QUE ESTOU PESQUISANDO DIZEM QUE C# É IDENTICO AO JAVA MAS SEU DESENVOLVIMENTO É BEM MAIS PRODUTIVO…E PYTHON SE FALA QUE TEM PRATICAMENTE MESMO PODER DO JAVA MAS VC PRODUZ SISTEMAS COM MUITO MENOS LINHAS DE CODIGO


OU ULTIMA OPÇÃO SERIA APRENDER PHP? PQ DIZEM TAMBEM QUE PHP OO SERIA TAMBEM MUITO BOM O PHP TEM O MESMO PODER DO JAVA?

FICAREI AGRADECIDO AS REPOSTA AKI NESTE FORUM

Ola kelsilva,

Eu penso da seguinte forma: Se você realmente está disposto a aprender, você conseguirá não importa se sozinho ou com ajuda.
Obviamente se você tive-se alguém pra lhe ajudar nessa empreitada e lhe instruir seria muito mais fácil o aprendizado, mas…
Levando em consideração que você já tem uma certa bagagem com programação, mesmo sendo com outra linguagem, já vai tornar mais tranquilo o aprendizado.
O que eu acho mais difícil de ser compreendido não é nem a linguagem em si e sim o paradigma OO.

Não posso lhe esclarecer nada sobre as outras linguagens pois Python eu não conheço, C# já cheguei a programar um pouco academicamente e para aplicações Desktop realmente achei mais produtivo que Java graças ao Visual Studio (Minha opinião) e o PHP eu acho uma linguagem muito confusa por não ser tipada, é uma linguagem que não sinto a minima vontade de programar nem me aprofundar (Também minha opinião pois PHP é uma linguagem muito forte no mercado pelo menos em minha região).

Bons estudos.

e sobre programadores java sempre desenvolve sozinho ou com equipes?

Boa Tarde da pra vce pega pra desenvolver sozinho sim, mas nunca conseguimos nada sozinho por que sempre surge alguma duvida e recorremos ao forun ou uma conversa com amigo
nos da uma ideia então meu amigo vce não desenvolve nada sozinho sempre tem alguem lhe ajuda mesmo indiretamente.
essa é minha opinião

mas sozinho que falo no desenvolvimento é o seguinte os projetos que aparecem que sao desenvolvidos em java geralmente um programador apenas conegue fazer ou somente com equipes de programadores por causa da complexidade da linguagem?

Bom dia amigo,

1ª Pergunta - Como já foi dito, você já tem uma certa experiência com programação, portanto pra você não será difícil aprender sozinho. Realmente a questão é que você estará migrando para um novo conceito, que é Programação Orientada a Objetos que é o conceito chave para se programar em Java, então você verá muitas coisas novas.Com relação ao trabalho em equipe com Java é porque essa linguagem é muito boa para trabalhar com grandes projetos, e porque esse tipo de conceito POO torna a linguagem extensível, ou seja, mais fácil de ser ampliada.

2ª Pergunta - Aqui vai uma dica: Livro Use a Cabeça - Java. - Um excelente livro para quem está começando no Java. Tenho e recomendo.
Tem também as apostilas da Caelum de Java e Orientação a Objetos (FJ11). Muito boa e fácil de ler.

3ª Pergunta - Não conheço nem programo nessa linguagens, mas pelo pouco que eu sei, se você começar a programar em C# você ficará limitado a apenas programar em Windows (já que essa linguagem foi criada apenas para esse ambiente), já com Java não, você poderá programar para Windows, Linux,Mac, isso que é interessante do Java, portabilidade. No Java você terá o trabalho de delegar “responsabilidades” para suas classes,isso implica em projetar várias classes com somente o código necessário para cada uma delas.Menos código, mas muitas classes.

4ª Pergunta - O PHP é uma ótima linguagem para se programar para a Web. Apesar de ter sua parte orientada a Objetos, dificilmente você encontrará mercado para PHP em Desktop, pelo menos ao meu ver. O PHP não tem o mesmo poder do que o Java, nem com relação a desenvolvimento Web, nem Desktop.

5ª Pergunta - Depende do tempo, do tamanho do projeto. O Java não é complexo, na verdade ele dispõe de muitos recursos que facilitam muito o desenvolvimento, a questão é apenas saber utilizar esses recursos. Ah, e as IDE’s, que são os ambientes de desenvolvimento também auxiliam bastante na programação.

Bom, qualquer outra dúvida, poste. Estamos aqui para te auxiliar.
Abraço.