Dúvida de iniciante

Bom dia a todos!

Queria saber uma breve descrição dobre JSP e JSF.

O que eles tem em comum? Ou nenhum tem nada a ver com o outro.
Qual é melhor?
Onde se aplicam?

Valeu pela atenção, estou tentando me direcionar.

Obrigado.

[quote=maurenginaldo] Bom dia a todos!

Queria saber uma breve descrição dobre JSP e JSF.

O que eles tem em comum? Ou nenhum tem nada a ver com o outro.
Qual é melhor?
Onde se aplicam?

Valeu pela atenção, estou tentando me direcionar.

Obrigado. [/quote]

1. O que é JSP

 [quote]JSP (Java Server Pages) é uma tecnologia para desenvolvimento de aplicações WEB semelhante ao Microsoft Active Server Pages (ASP), porém tem a vantagem da portabilidade de plataforma podendo ser executado em outros Sistemas Operacionais além dos da Microsoft. Ela permite que ao desenvolvedor de sites produzir aplicações que permitam o acesso a banco de dados, o acesso a arquivos-texto, a captação de informações a partir de formulários, a captação de informações sobre o visitante e sobre o servidor, o uso de variáveis e loops entre outras coisas.

Para tirar um bom proveito do JSP é preciso entender a linguagem Java. Isso porque, a parte lógica do JSP envolve Java Beans, Objetos JDBC, Enterprise Java Beans (EJB) entre outros componentes que interagem com a plataforma Java. Portanto, alertamos aqueles que pretendem desenvolver uma aplicação mais sofisticada que entedam um pouco de programação em Java.

O ideal é que se conheça um pouco de HTML, pouco mesmo. É comum em grandes aplicações que o Programador JSP e o Designer sejam pessoas diferentes.

[/quote]

2. O que é JSF

[quote]JavaServer Faces é o novo framework MVC para o desenvolvimento de aplicações Web, que permite o desenvolvimento de aplicações para a internet tal como fazíamos com Delphi ou Visual Basic, ou seja, arrastanto e soltando os componentes na tela (JSP), definindo propriedades dos mesmos, etc.

O JSF é atualmente a última palavra em termos de desenvolvimento de aplicações Web, resultado da experiência e maturidade adquiridas com o JSP/Servlet (Model1), Model2 (MVC) e Struts.

Permite que o desenvolvedor crie UIs através de um conjunto de componentes UIs pré-definidos;

Fornece um conjunto de tags JSP para acessar os componentes;

Reusa componentes da página;

Associa os eventos do lado cliente com os manipuladores dos eventos do lado do servidor (os componentes de entrada possuem um valor local representando o estado no lado servidor);

Fornece separação de funções que envolvem a construção de aplicações Web.[/quote]

Mais sobre JSF :arrow: http://www.guj.com.br/content/articles/jsf/jsf.pdf

JSF
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.158.1.guj

JSP
http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=29

Basicamente o JSF veio para melhorar a forma de MVC, é mto bom…