dúvida de iniciante

olá pessoal!
Sou bem iniciante, comecei a duas semanas atrás a mexer com java e minha dúvida é a seguinte:
fiz uma pequena aplicação para controle de estoque que possui a tela de login e que quando o login é feito com sucesso(buscando no banco e etc) ele abre o form principal, tá até aí tudo normal. Mas queria saber como faço para que eu consiga pegar o nome do cliente que está logado e mostrar no form principal por exemplo no canto assim “usuário logado: fulano” e tbm usar nos outros forms da aplicação pra por exemplo dizer qual usuário fez o ultimo registro e até msm pra depois mostrar num relatório quem fez qual registro. então dizemos que poderia ser algo do tipo que após logar no form de login ele guardaria numa variavel o nome logado e que eu pudesse usar essa variavel em toda minha aplicação? se caso sim, como fazer isso?

Sei que é uma pergunta bem idiota mas realmente não sei como fazer de um modo mais simples e acredito que deva ter um modo simples de fazer isso.

Obrigado!

Tem que estuda sessão em java agora nao lembro

kra, vc comecou pelo Java EE? Acho que vc deveria comecar pelo SE, mas respondendo sua pergunda, faz algo assim:

String usuario = request.getParameter("usuario");
HttPSession session = request.getSession();
session.setAttribute("usuaioLogado", usuario);

ai, enquanto a sessao do usuario estiver válida, vc poderá recuperar o usuaário assim:


session.getAttribute("usuaioLogado").toString();

espero ter ajudado, flw…

olá allancmm, obrigado pela resposta.

no caso to começando com SE msm, essa é uma aplicação desktop.
poderia me dar mais detalhes de como usar estes comandos se possível?