dúvida de iniciante

olá pessoal!
Sou bem iniciante, comecei a duas semanas atrás a mexer com java e minha dúvida é a seguinte:
fiz uma pequena aplicação para controle de estoque que possui a tela de login e que quando o login é feito com sucesso(buscando no banco e etc) ele abre o form principal, tá até aí tudo normal. Mas queria saber como faço para que eu consiga pegar o nome do cliente que está logado e mostrar no form principal por exemplo no canto assim “usuário logado: fulano” e tbm usar nos outros forms da aplicação pra por exemplo dizer qual usuário fez o ultimo registro e até msm pra depois mostrar num relatório quem fez qual registro. então dizemos que poderia ser algo do tipo que após logar no form de login ele guardaria numa variavel o nome logado e que eu pudesse usar essa variavel em toda minha aplicação? se caso sim, como fazer isso?

Sei que é uma pergunta bem idiota mas realmente não sei como fazer de um modo mais simples e acredito que deva ter um modo simples de fazer isso.

Obrigado!

Tem que estuda sessão em java agora nao lembro

kra, vc comecou pelo Java EE? Acho que vc deveria comecar pelo SE, mas respondendo sua pergunda, faz algo assim:

String usuario = request.getParameter("usuario");
HttPSession session = request.getSession();
session.setAttribute("usuaioLogado", usuario);

ai, enquanto a sessao do usuario estiver válida, vc poderá recuperar o usuaário assim:


session.getAttribute("usuaioLogado").toString();

espero ter ajudado, flw…

olá allancmm, obrigado pela resposta.

no caso to começando com SE msm, essa é uma aplicação desktop.
poderia me dar mais detalhes de como usar estes comandos se possível?

kra, em Java SE esses comando nao vao funcionar. Eles sao do Java EE. Olha, caso vc tenha uma classe responsavel por gerenciar sua aplicacao, vc poderia criar uma variavel de instancia e setá-la com o nome do usuario no momento que vc recuperar essa informacao do BD, caso contrario, vc terá que passar o nome do usuario como parametro para os metodos que criam sua interface.

peguei mais ou menos a idéia, mas poderia dar um exemplo pra entender a idéia bem? sabe como são esses iniciantes apressados né kkk
bom esse aqui é o código do form do login que abre o form principal(o qual tem nada mais que menus para acessar outros forms)

[code]package Forms;
import java.sql.;
import javax.swing.
;
import utilitarios.conexao;
import Forms.FmTelaPrincipal;

public class FmLogin extends javax.swing.JFrame {
conexao con_login;

public FmLogin() {
    initComponents();
    try
    {
        UIManager.setLookAndFeel("com.sun.java.swing.plaf.windows.WindowsLookAndFeel");
        SwingUtilities.updateComponentTreeUI(this);
    }
    catch(Exception erro)
    {
        JOptionPane.showMessageDialog(null, erro);
    }

    con_login = new conexao();
    con_login.conecta();
}

private void btnAcessoActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                          
    if(tfNome.getText().equals(""))
    {
        JOptionPane.showMessageDialog(null, "Nome não digitado!");
        tfNome.requestFocus();
    }
    else if(tfSenha.getText().equals(""))
    {
        JOptionPane.showMessageDialog(null, "Senha não digitada!");
        tfSenha.requestFocus();
    }
    else
    {
        try
        {
            con_login.executaSQL("select * from \"LOGIN\" where \"NOME\"='"+tfNome.getText()+"' and \"SENHA\"='"+tfSenha.getText()+"'");
            
                if(con_login.resultse.first())
                {
                    JOptionPane.showMessageDialog(null, "Olá "+con_login.resultse.getString("NOME")+", bom trabalho!");
                    dispose();
                    new FmTelaPrincipal().show();
                }
                else
                {
                    JOptionPane.showMessageDialog(null, "Login ou Senha estão incorretos, confira-os.");
                    tfNome.requestFocus();
                }
        }
        catch(SQLException ex)
        {
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro de conexão ao tentar fazer o login: "+ex);
        }
    }
}                                         

private void tfNomeActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                       
    btnAcessoActionPerformed(evt);
}                                      

private void tfSenhaActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                        
    btnAcessoActionPerformed(evt);
}                                       

public static void main(String args[]) {
    java.awt.EventQueue.invokeLater(new Runnable() {
        public void run() {
            new FmLogin().setVisible(true);
        }
    });
}

[/code]
e fora a classe conexao é basicamente isto. teria como fazer o que vc disse com essa estrutura?
como pode ver é mais pra aprendizagem mesmo, muitas besteiras na estrutura geral da aplicação né
obrigado novamente e desculpa pela falta de conhecimento e pelas bobagens haha

2 semanas javase… ta usando interface gráfica Oo?

nao li tudo nao, mas parece que sua aplicacao está tudo dentro de uma unica classe, assim, crie uma variavel de instancia

String nomeUsuario = null;

e quando recuperar do banco de dados o nome do usuario, sete essa variavel.

Elizeu_Santos,
pois então hehe comecei a 3 dias a mexer com IG mas diretão assim sem ser no braço, mas claro que sempre estudando o código gerado

allancmm,
na verdade são várias classes, que nem nesse caso postei o código da FmLogin que chama ali a classe FmTelaPrincipal. Então nesse caso teria algum jeito da FmTelaPrincipal enxergar essar variavel nomeUsuario?
ou teria algum modo de passar como parametro a variavel nomeUsuario na hora que chamo o form nesse momento:

new FmTelaPrincipal().show(); 

?