Boa noite, eu sou programador Java, acho uma linguagem fácil e que contém maioria das coisas que eu preciso, e além disso vi uma pesquisa que mostrava que os profissionais de Java são os melhores remunerados, porém estou com um dilema, soube que profissionais de COBOL chegam a ganhar muito bem, já que há uma escassez no mercado e fico num dilema: Vale a pena aprender COBOL? Ele dá dinheiro? Ou vocês me recomendariam continuar no Java?
Como é o mercado na SUA cidade?
Como é o mercado na SUA cidade?[/quote]
Moro em São Paulo Capital, perto de são paulo tem Alphaville e Osasco, cidades grandes
Nicksf13,
os altos salários para COBOL são para profissionais com experiência profissional na linguagem. Então, aprender cobol agora alem de ser difícil por falta de material, não vai fazer de você um candidato à estas vagas.
Nicksf13,
os altos salários para COBOL são para profissionais com experiência profissional na linguagem. Então, aprender cobol agora alem de ser difícil por falta de material, não vai fazer de você um candidato à estas vagas.[/quote] Isso eu entendo, mas eu queria saber se compensa aprender cobol pra no futuro (daqui uns 10 anos) eu estar recebendo um salário razoavelmente bem, ou se devo continuar no java
Nicksf13,
os altos salários para COBOL são para profissionais com experiência profissional na linguagem. Então, aprender cobol agora alem de ser difícil por falta de material, não vai fazer de você um candidato à estas vagas.[/quote] Isso eu entendo, mas eu queria saber se compensa aprender cobol pra no futuro (daqui uns 10 anos) eu estar recebendo um salário razoavelmente bem, ou se devo continuar no java[/quote]
Profissionalmente você deve seguir o mercado. Pessoalmente ou por hobby você estuda qualquer uma. Eu tenho por hobby estudar linguagens. Leio livros todas as semanas, mas profissionalmente java tem uma saída melhor para o meu meio.
Nossa área está em constante atualização.
Entre essas duas linguagens, temos como principal diferença o paradigma - COBOL segue um paradigma estruturado, e JAVA segue um paradigma orientado à objetos.
A tendência das novas ferramentas (as atualizações) é seguir com a orientação à objetos, em um nível de abstração mais alto a cada iteração. Então, você dedicando seu tempo para aprender um paradigma que já está em desuso, você perde a oportunidade de estar próximo às tecnologias novas.
A questão é que você não está escolhendo entre C# e JAVA (são linguagens orientadas à objetos), mas entre JAVA e COBOL.
Vamos supor: você dedica 2 anos para o COBOL. Quais outras tecnologias você estaria apto a utilizar, sem uma curva de aprendizagem grande?
VB6, Delphi. Exemplificando tecnologias que estão em uso no mercado.
E dedicando-se ao JAVA?
C# e VB (plataforma .NET) Ruby, e as demais que estão por vir.
Só se for como curador em algum museu de informática.
Por que COBOL não vai existir por mais 10 anos no mercado. Este é um espaço que já esta sendo ocupado por Java e .NET.
Se você pretende trabalhar com manutenção de sistemas antigos no futuro (e ganhar razoavelmente pra isso), eu ficaria no Java mesmo, talvez aprenderia .NET pra ficar ainda mais seguro.
[quote=JoaquimGM]Nossa área está em constante atualização.
Entre essas duas linguagens, temos como principal diferença o paradigma - COBOL segue um paradigma estruturado, e JAVA segue um paradigma orientado à objetos.
A tendência das novas ferramentas (as atualizações) é seguir com a orientação à objetos, em um nível de abstração mais alto a cada iteração. Então, você dedicando seu tempo para aprender um paradigma que já está em desuso, você perde a oportunidade de estar próximo às tecnologias novas.
A questão é que você não está escolhendo entre C# e JAVA (são linguagens orientadas à objetos), mas entre JAVA e COBOL.
Vamos supor: você dedica 2 anos para o COBOL. Quais outras tecnologias você estaria apto a utilizar, sem uma curva de aprendizagem grande?
VB6, Delphi. Exemplificando tecnologias que estão em uso no mercado.
E dedicando-se ao JAVA?
C# e VB (plataforma .NET) Ruby, e as demais que estão por vir.
[/quote]
Daqui 10 anos a maioria estará se referindo a OO como uma tecnologia morta, igual acontece com o paradigma estruturado hoje. Mas concordo, na medida que os desenvolvedores migram para a nova novidade em termos de paradigma, aqueles que permancem com OO ainda podem ganhar um bom dinheiro com manutenção.
Olá, ambas as lingugens tem paradigmas diferentes, Cobol é estruturado e Java orientado a objetos, cada uma delas tem o seu uso, se engana os que dizem que Cobol está em desuso, isso já é um assunto muito debatido por aí, Cobol é muito utilizado em bancos principalmente nos sistemas de back end para processamento. Ambas as linguagens tem o seu mercado, quanto a ganhos salariais acho que depende da região, e do nível profissional. Quanto a escolher trabalhar com uma ou outra vai de você, se escolher Cobol provavelmente vai trabalhar pra algum banco e acho que Cobol achar material pode ser mais complicado ealgum apoio em fórums. Java já tem uma mercado com mais opções como JavaFX(desktop), Java Web, Android, tem bastante material por aí e fórums.
Você deveria se perguntar se deseja mesmo trabalhar com cobol,acho que a maioria da galera aqui usa java porque gosta,e não porque dá dinheiro,trabalhar com algo que não gosta pode tornar a experiência muito frustrante…
Não esta morto, mas está em desuso, na medida que novos projetos não são feitos mais usando COBOL.
Não esta morto, mas está em desuso, na medida que novos projetos não são feitos mais usando COBOL.[/quote]
A tendência das linguagens é seguir um paradigma funcional porque suprime a necessidade de diversos padrões de desenho e simplifica criar blocos assíncronos no seu software. .Net, Java, c++ todas estão se adequando, mas pra mim hoje tenho prazer em escrever javascript. Muito simples expressar algoritmos nela, já que é funcional.
Engraçado que algum tempo tinha horror no paradigma funcional. A gente vai mudando com o tempo.
Se está pensando só no dinheiro se especialize em ABAP/SAP, que é algo mais vivo do que COBOL. Se for pensar também no prazer em trabalhar vá no que tiver em alta no momento, como Java ou .NET.
[quote]já que é funcional.
[/quote]
Javascript não é exatamente uma linguagem funcional.