Acredito que a performace deva melhorar um pouco, porém um tanto despresível se considerar o tempo de renderização do Swing… Minha opinião: não vale o trabalho!
Se você está montando interfaces na mão, sugiro você dar uma olhada no framework SwingBean:
[quote=correainfo]Bom estou com uma duvida aki na empresa, desenvolvemos todas as telas no VE - mais ele encapsula os componentes e deixa o codigo sujo…
Minha duvida é se tirar o encapsulamento e colocar o componente no painel direto fica melhor, melhora o desempenho???
[/quote]
O desempenho em interfaces visuais não está relacionado a como você cria os componentes (tanto faz se você faz isso “na mão”, com o Visual Editor ou com o NetBeans) mas a outros fatores.
Os truques normalmente usados são:
Em vez de criar um JFrame / JDialog / JPanel a cada vez que você precisa abri-lo, criar uma vez só, e escondê-lo quando não for necessário;
Derivar componentes seus, baseados em outros do próprio Swing, quando você deseja padronizar o comportamento (por exemplo, se todas as JTextFields têm de ter fundo, moldura preta, quando ficarem focadas ficarem com fundo cor-de-rosa e quando estão sem foco ficarem com fundo amarelo-claro, crie uma classe derivada de JTextField em vez de repetir o tratamento em cada um dos JTextFields;
Não abusar de JInternalFrames - são difíceis de controlar e muito confusos - se você reparar, os produtos da Microsoft hoje em dia não usam diretamente MDI (que o JInternalFrame tenta imitar). Em vez disso, use algo como CardLayout, JTabbedPane e vários JPanels.
Se puder, minimizar a quantidade de código criando seus próprios componentes a partir dos componentes do Swing. Quanto menor o programa, mais rápido ele poderia carregar.
Não tentar deixar sua interface igualzinha à do Windows. Use o “look & feel” Metal, que é o mais leve (e é o default do Java).