[quote=sergiotaborda][quote=davidpadilha]Opa
To montando um BD que tem 3 entidades: Empresa, Funcionarios e Cargas.
Até agora o relacionamento deles está da seguinte maneira:
1 Empresa - N Funcionarios
1 Empresa - N Cargas
Porém eu preciso relacionar q Carga cadastrada com o Funcionário que cadastrou, eu pensei em fazer:
1 Funcionario - N Cargas
Só que eu comecei a codificicar e por Funcionario ser uma lista, eu iria precisar percorrer essa lista toda vez que entrasse na tela e, creio eu que, isso é um processo custoso e por isso eu pensei em mudar para:
[/quote]
Peraí… mas a duvida não era com a arquitetura do banco ? o que têm a haver “lista implementada” com isso ?
Eu não manjo disso mas, banco e codigo são duas coisas diferentes.
Nos relacionamentos das classes existe um conceito chamado navegação. No banco isso não existe.
A classe carga tem um funcionário, ou seja , da carga eu sei quem é o fucnionario. então carga é navegável até funcionário.
MAs e da classe funcionário ? eu tenho navegação até às cargas ?
Ou seja, eu tenho um método Collection getCargas() em funcionário ?
Se tenho, porque eu tenho ?
- Porque é um requisito ?
- Porque é um truque de perfornance
- porque é mais facil de usar programáticamente ?
A menos que a resposta seja (1) ha que colocar em causa se é necessário esse método.
Se for necessário ha que colocar em causa a implementação. Colocar uma lista de cargas no funcionário nem sempre funciona.
O modelo do banco
1 Funcionario - N Cargas
parece ok. A construção das classes é outra conversa.
[/quote]
Acho que a dúvida seria na construção de classes mesmo, eu desenhei o modelo:
1 Funcionario - N Cargas
E achei meio porquinho, porém funcional…só que não achei legal ficar colocando listas dentro dos beans pq na hora de salvar uma carga, por exemplo, não vou ter o ID do Funcionário de uma maneira prática e vou precisar percorrer a lista de funcionarios da empresa até encontrar aquele funcionário que esteja logado. Então eu criei:
Empresa - Carga : 1 - N
Empresa - Funcionario : 1 - N
Funcionario - Carga: 1 - N
Pq dentro do funcionário, eu teria uma lista das proprias cargas dele, mas tb acho meio porco isso.
O que sugere?
[]'s