vendeLugar ? recebe o nome do passageiro que deseja adquirir um lugar. Este
método deve exibir na tela a lista dos números dos lugares disponíveis (só os
disponíveis) para que o passageiro faça sua escolha (ler do teclado o número escolhido
pelo passageiro). Se o ônibus já está lotado, deve ser exibida esta informação. O
método retorna true ou false, de acordo com o sucesso ou fracasso na venda de lugar.
desistencia ? recebe o nome de um passageiro e procura por ele no array. Se
encontrar, retira-o,
liberando o respectivo lugar e retorna true. Se não encontrar, retorna false para indicar
o insucesso da busca.
publicclassViagem{privateintcodigoDaViagem;privateintocupacao;//sera um contador//privateStringlugares[]=newString[40];publicViagem(intcodigoDaViagem){this.codigoDaViagem=codigoDaViagem;}publicintgetCodigoDaViagem(){returncodigoDaViagem;}publicvoidsetCodigoDaViagem(intcodigoDaViagem){this.codigoDaViagem=codigoDaViagem;}publicvoidlistaLugares(){for(ocupacao=0;ocupacao<lugares.length;ocupacao++){if(lugares[ocupacao]==null)System.out.println("LUGAR DISPONIVEL");elseSystem.out.println("LUGAR OCUPADO POR"+lugares[ocupacao]);}}publicbooleanvendeLugar(Stringnome){for(inti=0;i<lugares.length;i++){//LISTA OS LUGARES//if(lugares[i]==null)System.out.println("LUGAR DISPONIVEL");}}publicvoiddesistencia(Stringnome){}}
Renato_Ceadareanu
Qual a dúvida ou problema especificamente que voce esta tendo?
D
danipaz
no metodo vende lugar,
Renato_Ceadareanu
Erro? o que precisamente?
D
danipaz
estou listando mas nao sei como fazer para a pessoa digitar uma das opcoes listadas e mudar o lugar de disponivel para ocupado
Renato_Ceadareanu
Você já tem o método main? Posta ele ai
D
danipaz
bom
tenho no caso um menu com o metodo main
que ainda nao esta funcionando
importjavax.swing.JOptionPane;publicclassTestaViagem{publicstaticvoidmain(String[]args){Stringmenu="MENU"+"\n\n1 -VENDE LUGAR "+"\n2 - DESISTENCIA "+"\n3 - LISTA LUGARES "+"\n9 - SAIR";Integerop=0;do{op=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(menu));switch(op){case1://Viagem.vendeLugar();System.out.println("LUGAR VENDIDO");break;case2://Viagem.desistencia();System.out.println("VENDA REALIZADA");break;case3://Viagem.listaLugares();System.out.println("LUGARES LISTADOS");case9:break;default:JOptionPane.showMessageDialog(null,"opcao invalida");}}while(op!=9);}}
D
danipaz
ate tenho duvida nesse menu, que esta dando erro na hora de compilar se descomentar os comandos
Renato_Ceadareanu
Qual erro?
Renato_Ceadareanu
Na verdade voce deve criar uma instancia de viagem antes de chamar o método