Dúvida em "evento"

Boa Tarde pessoal,
Estou desenvolvendo um programa que possui um Jmenu nele criado como uma tela principal, porém estou com dúvidas em algumas coisas:

1 - Para fazer com que uma opção do JMenu seja redirecionado para uma outra tela específica, teria que usar um action listener, mouse listener ou fazer um bem bolado usando algum ambos ou outro ?

2- Para fazer com que após a seleção da opção no menu, apareça a tela secundária dentro da tela principal, teria que fazer como ?

Obrigado,
Boa Tarde.

Olá.

  1. Para que o MouseListener? Ao adicionar o ActionListener a ação é chamado quando o item é clicado, é pressionado no item selecionado ou uma tecla de atalho o ativa.

  2. Tela secundária dentro da tela principal? Não entendi.

Olá,
Obrigado pela resposta.

Deixa eu tentar explicar melhor a situação, deve ter ficado confuso.
Existe o menu na parte superior, que terá as opções para escolher, sendo que existe um espaço abaixo do menu no frame sem nada, para aparecer essas “telas secundárias”. Ao selecionar alguma opção no menu, eu gostaria que ele aparecesse nessa parte vazia, em vez de aparecer em uma outra tela por cima, equivalente ao MDI form que existia no delphi se não me engano.

Ou eu estou viajando e não há como fazer isso ?

Espero que tenha conseguido explicar melhor.

Boa Tarde.

vc deixa o painel(supondo que sej aum painel abaixo do menu) desativado por padrao com o comando painel.setVisible(false); onde painel é o objeto do painel.

supondo que no menu tenha uma opção cadastro… aí no menuItem cadastro vc da um actionPerfomed e dentro disso vc ja começa fazendo painel.setVisible(true); para ativar o painel. obviamente se tiver varias opções de menu, todos os paines estaram em modo false e o que voce quer naquele momento em true dentro do actionPerfomed… se foi o que eu entendi é mais ou menos assim.

Deixar todos os painéis com visibilidade falsa é como se você já os tivesse todos carregados, ou seja, estará ocupando memória à toa.
No ActionPerformed você pode instanciar os painéis. Também pode usar o JInternalFrame para esse caso, faria com que sua aplicações ocupasse menos memória. :wink: