Dúvida em Instrução SQL

Bom dia!

Estou com a seguinte situação:

Desenvolvi uma aplicação usando java, vraptor, hibernate e usando MySQL.
Essa aplicação é para controle de presença em cursos de catequese. Mas é para formaçaõ de catequista que acontece por etapas, ou seja, cada mês tem um final de semana para a realização do curso.

Então para controlar a presença eu fiz um sistema com leitor de codigo de barra para os crachas dos alunos e marcas as presenças do mesmo em uma tabela. Então segue minha estrutura da aplicação:

Tabela Chamada - id, dtChamada, disciplina
Tabela ChamadaItem - id, chamada, aluno, ispresenca1, ispresenca2, ispresenca3, ispresenca4, ispresenca5

O campo disciplina é uma tabela com a lista das disciplinas, ali pega o id da disciplina relacionada.
O campo aluno mesma coisa da disciplina.
O campo de ispresenca… são do tipo char que armazena ‘S’ - presença ou ‘N’ - Falta.

então preciso da ajuda dos entendidos para fazer o select da presença, contar o numero de presença e fazer a porcentagem da mesma.

Aguardo ajuda.

abraço.

lico
Estas suas tabela estão meio estranhas. Por exemplo: por que você tem cinco campos de ispresenca ? Não seria melhor ter uma tabela de chamada, com algo do tipo:

tabela Chamada(
data (data)
cod_aluno (chave estrangeira)
cod_disciplina (chave estrangeira)
presente (S/N)
);

aí você pode fazer um select mais ou menos assim:

select sum(codaluno) as numeroPresenca from Chamada where presente = ‘S’ group by codaluno

Com isso, você sabe em quantas aulas o aluno esteve presente e pode fazer a média. É possível até fazer a média direto no select, mas sem saber o que você planeja é melhor não ficar sugerindo muita coisa