Dúvida em modelagem

Galera

estou modelando um sistema de locadora de veiculos.

Tenho uma classe VEICULO (sub-classes: Carro, Caminhao), e uma classe CLIENTE…

estou tendo umas dúvidas na hora de criar os serviços de cada classe:
onde eu coloco, por exemplo, o servico “AlugarVeiculo”? dentro de CLIENTE ou VEICULO…

Tente pensar no que faz um cliente e no que faz um veículo…

Por exemplo o Cliente pode ter o método alugarVeiculo(); e a vlasse Veiculo (ou uma Interface) pode ter o método aluga();

Se for um sistema Web vc pode criar os métodos na própria servlet…contanto que eles não se repitam em outros lugares…

[quote=Giulliano]Tente pensar no que faz um cliente e no que faz um veículo…

Por exemplo o Cliente pode ter o método alugarVeiculo(); e a vlasse Veiculo (ou uma Interface) pode ter o método aluga();

Se for um sistema Web vc pode criar os métodos na própria servlet…contanto que eles não se repitam em outros lugares…[/quote]

Creio que criar os métodos na própria Servlet não seja uma boa prática. Esse tipo de método deve estar nas classes de modelo.

O método “alugarVeículo” deve ser um método de cliente. Como disse o Giulliano, em Veículo vc poderia ter um método “aluga()”.

pq eu iria querer 2 metodos semelhantes em 2 classes distintas: alugarVeicullo() e aluga() ?

alugarVeiculo faria as alterações no modelo relativo ao cliente como por exemplo debitar o valor do aluguel. aluga poderia afzer as alterações no modelo em relação ao Veículo.

Só uma sugestão

alugarVeiculo faria as alterações no modelo relativo ao cliente como por exemplo debitar o valor do aluguel. aluga poderia afzer as alterações no modelo em relação ao Veículo.

Só uma sugestão[/quote]

camarada,

se ele quiser um metodo para debitar o valor do aluguel ele cria um metodo com este nome, seria mais apropriado, nao?!

Mas a chamada a este método não deveria estar atrelada ao aluguel do veículo?

É, eu faria o que o falvesti falou.
Pode ter até um boolean como retorno, dizendo se pode ocorrer a locação ou não. No caso Veículo teria uma referência para cliente, mas acho que é bobagem. Sei lá, não conheço muito disso.