Dúvida em modelagem

7 respostas
B

Galera

estou modelando um sistema de locadora de veiculos.

Tenho uma classe VEICULO (sub-classes: Carro, Caminhao), e uma classe CLIENTE…

estou tendo umas dúvidas na hora de criar os serviços de cada classe:
onde eu coloco, por exemplo, o servico “AlugarVeiculo”? dentro de CLIENTE ou VEICULO…

7 Respostas

Giulliano

Tente pensar no que faz um cliente e no que faz um veículo…

Por exemplo o Cliente pode ter o método alugarVeiculo(); e a vlasse Veiculo (ou uma Interface) pode ter o método aluga();

Se for um sistema Web vc pode criar os métodos na própria servlet…contanto que eles não se repitam em outros lugares…

falvesti

Giulliano:
Tente pensar no que faz um cliente e no que faz um veículo…

Por exemplo o Cliente pode ter o método alugarVeiculo(); e a vlasse Veiculo (ou uma Interface) pode ter o método aluga();

Se for um sistema Web vc pode criar os métodos na própria servlet…contanto que eles não se repitam em outros lugares…

Creio que criar os métodos na própria Servlet não seja uma boa prática. Esse tipo de método deve estar nas classes de modelo.

O método “alugarVeículo” deve ser um método de cliente. Como disse o Giulliano, em Veículo vc poderia ter um método “aluga()”.

B

pq eu iria querer 2 metodos semelhantes em 2 classes distintas: alugarVeicullo() e aluga() ?

falvesti

alugarVeiculo faria as alterações no modelo relativo ao cliente como por exemplo debitar o valor do aluguel. aluga poderia afzer as alterações no modelo em relação ao Veículo.

Só uma sugestão

P

alugarVeiculo faria as alterações no modelo relativo ao cliente como por exemplo debitar o valor do aluguel. aluga poderia afzer as alterações no modelo em relação ao Veículo.

Só uma sugestão

camarada,

se ele quiser um metodo para debitar o valor do aluguel ele cria um metodo com este nome, seria mais apropriado, nao?!

falvesti

Mas a chamada a este método não deveria estar atrelada ao aluguel do veículo?

Andre_Brito

É, eu faria o que o falvesti falou.
Pode ter até um boolean como retorno, dizendo se pode ocorrer a locação ou não. No caso Veículo teria uma referência para cliente, mas acho que é bobagem. Sei lá, não conheço muito disso.

Criado 11 de janeiro de 2008
Ultima resposta 11 de jan. de 2008
Respostas 7
Participantes 5