Duvida em Orientação a Objs Java x Orientação a Eventos - Java uma boa opção p/ Aplicações Desktop?

Ola, bom dia !

Tenho uma duvida que muitas pessoas tem quando saem da programação de eventos e vão ao Orientado a Objetos.

Vou citar exemplos para que minha pergunta seja mais clara possivel.

Nos sistemas desenvolvidos em access voce tem a opção de Acoplar uma tabela em um formulario…nao sei se voce sabe disso…

Isto é… o formulario esta diretamente ligado ao bds, e se neste formulario existe uma textbox viculada com um campo da tabela…e voce trocar o valor dela…automaticamente a tabela já muda…

Oque voce faz é utilziar eventos para controlar este formulario.

Vamos supor um formulario que grava-se informações de carro… Nome do carro, cor, ano, chassi, etc.

Na orientação a eventos eu acoplaria o formulario com a tabela que contem esses campos… onde eu iria salvar a informação, e utilizando os eventos eu faria as tratativas, algortimos especiais, etc.

Em java, como funciona? Se voce tem uma tabela em Post…ou Mysql …qualquer coisa… eu teria que fazer certamente um uma classe carros, com os metodos e atributos citados ali em cima…

E esses atributos seriam vinculados com as caixa de texto do jframe… combobox …??? Ai depois faria uma rotina de salvar as informações dessa classe(obj) na tabela??

Seria isso?

Como funciona isso em java?

Ele é uma boa opção para aplicações desktop?

Alguem tem dicas, tutorias sobre o assunto?

Obrigado,

sds,

primeiro:

isso é um recurso do Access, e não do paradigma de programação orientada a eventos.

agora, quando a tua pergunta:

sim, você deve ter uma classe, fazer uma consulta ao banco de dados, criar uma instância da classe com os dados obtidos na consulta ao bando de dados e adicionar a instância dessa classe à instância de um JComboBox, por exemplo.

dica, exemplo, tutorial? veja se estes aqui podem ajudar.

abraço.

Entendi, mas breviamente, só para eu entender o esquema…

Por exemplo, sopondo 2 tabelas…

1º - Pedido
2º - Itens do Pedido

Se eu fosse criar um formulario para executar esta ação teria que ter um sub formulario para o 2º …

De modo que ele fosse continuo…correto?

Como Java faz isso?

Muito obrigado

sds,

[quote=Zabeu]Entendi, mas breviamente, só para eu entender o esquema…

1º - Pedido
2º - Itens do Pedido

Se eu fosse criar um formulario para executar esta ação teria que ter um sub formulario para o 2º …

Como Java faz isso?

Muito obrigado

sds,[/quote]

Para “migrar” a sua forma de pensar, a primeira coisa a se fazer é esquecer as tabelas e formulários e modelar os seus objetos, depois você faz o resto baseado neles. boa sugestão de sempre

[quote=Zabeu]Entendi, mas breviamente, só para eu entender o esquema…

1º - Pedido
2º - Itens do Pedido

Como Java faz isso?

Muito obrigado

sds,[/quote]
na verdade, não.

você teria um objeto Pedido e como atributo uma lista de Item.

[code]// imports…

public class Pedido {
int codigo;
List itens;
// …

// gets…
}[/code]

[code]// imports…

public class Item {
int codigo;
String descricao;
// …

// gets…
}[/code]
no formulário, os atributos do pedido e uma tabela (apenas uma sugestão) de itens do pedido e seu atributos.