Dúvida em padrões de projetos

Pessoal, tenho algumas dúvidas e talvez vocês possam me ajudar:

Tenho que decidir sob a melhor forma (óbvio) de definir uma arquitetura p/ um sistema simples, que tem algumas entidades conceitualmente bem distintas umas das outras, que tem uma interface web, outros sistemas devem se comunicar com este sistema através de webservices.

Mas aí começam os problemas: Por parecer simples e requerer MUITA performance, eu estou meio receoso de quais padrões ultilizar (se é que devo usar algum, uma vez que os conceitos destes não me são totalmente claros), em qual arquitetura de referencia ou modelo de arquitetura me basear, etc. A grande verdade é que não sei quais (des)vantagens eu teria aplicando uma arquitetura de referencia, ou um modelo, ou padroes nesse meu sistema.

Acredito que vocês já devem ter passado por isso (principalmente no incio da carreira de arquiteto) e talvez possam ajudar-me com suas experiencias…

Valeu!

Cara sua mensagem é muito vaga. fala um pouco mais sobre o projeto. E não seja o tiop de arquiteto que espera uma bala de prata…

[]'s

O que é MTA performance? do que se trata o projeto? uqantas requisições por segundo??? É 24X7???

Muita performance seria algo em torno de 15 requisições por segundo no horário comercial, embora esteja disponível 24x7.

É uma aplicação web que conecta a um banco de dados (sem nada de especial) e expoe algumas regras a outros sistemas através de webservices.
Resumidamente, é uma aplicação que controla o fluxo de contratos de uma advocacia, passando pelos diversos setores da advocacia.
Principais envolvidos no sistema: Contratos, Clientes, Setores, Funcionarios de cada setor.

A grande questão é que não sei como/se aplicar os padrões de projetos, não sei qual objetiva performance, etc…

Estou discutindo apenas a estrutura, porque a tecnologia a ser usada não é JAVA, mas considero o fórum um bom lugar para discutirmos arquitetura.

Compreendem? Podem me ajudar?

Obrigado.

Abraços.

Padrões de projetos é como normalização de banco de dados: comece normalizado, e se você não considerar o desempenho satisfatório, faça um “profiling” e desnormalize apenas onde é necessário. É claro que você não deve usar TODOS os “design patterns” só porque estão no livro de Design Patterns; mas ajudam bastante.

Como dizem as definicoes por ai. Design Patterns sao solucoes recorrentes para problemas recorrentes. Nos nao sabemos quais sao seus problemas, por isso nao podemos dizer quais os patterns vc pode/deve usar.

O que nós sabemos um pouco, e bem pouco, eh quais sao os requisitos. O seu problema parece estar em definir e organizar o seu dominio.

Algumas sugestoes de literatura:

E um mais pra quem esta iniciando em orientacao a objeto, nao sei eh o seu caso: