Dúvida em POO - interface

Pessoal, eu estou com uma dúvida conceitual: eu tenho um programinha aqui de achar IMC que pede input do usuário através do objeto Scanner. É um programinha que eu fiz em Java, mas no paradigma estrutural. Como agora eu estou estudando mais detalhadamente POO, eu queria tornar esse programinha orientado a objetos e aí surgiu uma dúvida, que eu gostaria que vocês me corrigissem se eu falar besteira (o que é altamente provável rs):

Eu penso que essa parte do código em que peço o input é a interface do meu programa, correto?

Pois bem, pensando no próprio conceito de POO, de ter um programa limpo, encapsulado e segmentado, o normal é eu ter essa interface escrita direto no main (ou seja, instanciando lá o Scanner, criando variável, puxando os nextInt, nextLine, fazendo os println da vida etc. etc.) ou eu devo criar um objeto ou um método pra ela, de maneira a não “poluir” o main?

Estou perguntando isso porque li em algum lugar que uma boa prática de POO significa ter o main o mais limpo possível, se limitando apenas a chamar métodos.

Agradeço a quem ajudar.

Apenas pra exemplificar e tornar mais fácil entender onde está minha dúvida. Vou postar um programinha simples que envolve uma classe Aluno e uma classe de teste:

Aluno.java:

public class Aluno {
    public String nome;
    public double notaMat,
                  notaFis,
                  media;

public Aluno(String cNome, double cNotaMat, double cNotaFis){ //construtor
        this.nome=cNome;
        this.notaMat=cNotaMat;
        this.notaFis=cNotaFis;

media = (this.notaMat + this.notaFis)/2;
    }

TestaClasse.java

import java.util.Scanner;

public class TestaClasse {

public static void main(String[] args) {

String nome;
        double notaMat, 
               notaFis;

Scanner entrada = new Scanner (System.in);

System.out.print("Nome do aluno: ");
        nome = entrada.nextLine();

System.out.print("Nota em Matemática: ");
        notaMat = entrada.nextDouble();