Dúvida em relação em como componentizar melhor código relacionado a interface (SWING)

Olá pessoal do guj!

Estou participando de um projeto em SWING, que irá passar por umas mudanças bastante drásticas com o uso do JGoodies FormLayout e umas coisinhas a mais, só que eu estou com uma dúvida. Até que ponto eu consigo dividir o código fonte relacionado a interface em vários arquivos? Neste momento o único tipo de item que eu consigo separar são as chamadas para o listener, que em vez de criar uma inner class dentro da minha janela, eu crio uma classe implementando a interface correta.

O que eu queria seria mais ou menos assim, imaginem uma janela com muitos campos, por exemplo 3 abas com 50 campos em cada, o que eu poderia fazer para separar e facilitar a legibilidade do código? Eu conseguiria por exemplo criar as 3 abas separadas e depois acoplá-las num JFrame por exemplo? Eu sei que esta pergunta me parece estúpida, mas eu realmente não estou vendo muita saída para as chamadas classes gigantes relacionadas a interfaces do swing.

Qualquer ajuda é bem vinda.

Abraços

Já que você está usando um JTabbedPanel, pode separar seu código em várias classes derivadas de JPanel que são inseridas nesse JTabbedPanel.
Normalmente eu faço isso para não ter 1 classe gigante.
O único problema (ou vantagem - depende do ponto de vista) é que para integrar toda essas classes é necessário ter também uma classe de controle dessas telas. Já ouviu falar de MVC?

[quote=thingol]Já que você está usando um JTabbedPanel, pode separar seu código em várias classes derivadas de JPanel que são inseridas nesse JTabbedPanel.
Normalmente eu faço isso para não ter 1 classe gigante.
O único problema (ou vantagem - depende do ponto de vista) é que para integrar toda essas classes é necessário ter também uma classe de controle dessas telas. Já ouviu falar de MVC?[/quote]

Entendi, mas como ficariam os controllers? Seria algo do tipo: várias classes extendendo a classe JPanel, com seus campos próprios e o controller seria por exemplo o tabbedPanel ou o JinternalFrame que juntaria todas as partes mais ou menos como um container de JPanels?E sim , eu conheco perfeitamente o conceito do MVC, só que talvez pela falta de conhecimento em Swing ainda não está claro para mim a maneira correta de aplica-lo, diferentemente de sistemas na plataforma web (coisa que eu levo de letra). Inclusive no meu projeto o business logic já se encontra toda em classes do tipo service e todos os statements SQL e coisas relacionadas a bd estão nos DAOs.

bom eu ainda estou a espera de algum exemplo, estou meio sem tempo de procurar na net então se alguém tiver alguma ideía eu agradeço. Aproveitando o gancho gostaria de saber se existe algum material sobre tuning em plataformas escritas em swing. Estou tendo alguns problemas com gerenciamento de altos volumes de dados em memória e estou apanhando pra customizar a minha aplicação…

Obrigado desde já…

[]´s

Opa!! A utilização da API binding do JGoodies auxilia muito para separação de responsabilidades e testes unitários com a aplicação do padrão presentation-model.. A edição 39 da revista Java Magazine trata um artigo a respeito deste assunto. =)