Tenho que fazer um trabalho usando JPA, no qual tenho que trabalhar com 3 tabela no banco, a relação da tabela 1 com 2 é 1:N e da tabela 2 com 3 é N:1, a minha duvida naum é com o java. Eu não estou conseguindo visualizar esse relacionamento. Alguem ae poderia me dar um exemplo. Pode ser qualquer exemplo, pois o professor naum especificou.
Pode ser um esquema de pedido:
Tabela Pedido 1 -> N ItemPedido N -> Produto
o g4j matou a charada!
1 pedido pode ter N itens pedido
Itens pedidos podem ter N produtos
Agora estou com uma pequena duvida ao montar os relacionamentos nas classes.
Minha duvida é: todos meus beans pode ser bidirecional?
Por exemplo: através dos produtos, poder saber todos os ItensPedidos que tem aquele produto.
Ou entaum em outro exemplo que veio na minha cabeça que é: Tabela Venda 1:N Itens Vendas N:1 Produtos
Nesse meu exemplo, o relacionamento entre ItensVendas e produtos pode ser bidirecional? atraves dos produtos saber todos os ItensVenda que tem aquele produto?
Nao,
Itens Venda extends Produtos… ou seja Itens Venda tem Produto… nao existe item venda sem haver um produto, entendeu?
nao sei se fui bem claro!
acho que é isso
Entao cara, a implentação do relacionamento entre pedido e itens pode ser feito da seguinte maneira:
public class Pedido{
private String codigoDoPedido;
private List<Item> listaDeItens;
//metodos get e set´s
}
public class Item{
private String descricaoDoItem;
private Pedido pedido;
//metodos get e set´s
}
Sugiro a voce trabalhar sempre com a java.util.Collection na classe Pedido ao invés de java.util.List, pois em determinado momento voce pode precisar mudar a implementacao, por exemplo, voce pode precisar de um java.util.Set e no exemplo que dei isso voce nao terá essa flexibilidade.
Ate mais