Dúvida Encapsulamento-Iniciante

Boa Noite, pessoal estou iniciando em java e estou estudando
a apostila da Caelum (FJ11), estou procurando entender e fixar bem
os conceitos de OO. Estou na parte de encapsulamento, e me
surgiu uma dúvida:

Supondo que eu queira montar um Sistema Comercial (Estoque,
Emissão de nfs, Receber, etc),umas das classes necessarias
ao meu ver seria a de Clientes:

class Clientes {

// definindo privados
private String cpf;
private String nome;

// métodos get/set

}

class UsaClientes {

Clientes obj = new Clientes();
.
.
.

}

Por exemplo, essa classe eu usaria somente como “modelo” vamos
dizer assim…, seria a classe que eu iria instanciar ?

E por exemplo um método de validar o cpf deveria ser definido
nesta classe mesmo?, e depois utilizá-lo na instância?, assim
como também colocar nesta instância (UsaClientes) os JTextFields??

Comprei o livro do Deitel Java como programar, mas achei muito
cansativo, preferia que ele fosse mais direto ao assunto.

Obrigado… são dúvidas de um iniciante… mas são dúvidas rss

Olá ggero!

É basicamente por ai mesmo…os métodos de acesso aos seus atributos privados você deve implementar na classe clientes.

[code]class Clientes {

private String cpf;
private String nome;

public String getNome() {

return nome;

}

public String setNome(String nome) {

this.nome = nome;

}

public String getCpf() {

return cpf;

}

public String setCpf(String cpf) {

this.cpf = cpf;

}

} //fim da classe Clientes

class UsaClientes {

public static void main(String…args) {

Clientes obj = new Clientes();

obj.setNome(“João”);
obj.setCpf(123456789-10);

System.out.println(“Cliente 1” + obj.getNome() + "CPF: " + obj.getCpf() );

}
}[/code]

Certifique-se de que as duas classes estão no mesmo pacote, do contrário você terá que tornar a classe Clientes pública.

Espero ter ajudado.

Só um detalhe nesse trecho

obj.setCpf("123456789-10");

Faltou as aspas…