Boa Noite, pessoal estou iniciando em java e estou estudando
a apostila da Caelum (FJ11), estou procurando entender e fixar bem
os conceitos de OO. Estou na parte de encapsulamento, e me
surgiu uma dúvida:
Supondo que eu queira montar um Sistema Comercial (Estoque,
Emissão de nfs, Receber, etc),umas das classes necessarias
ao meu ver seria a de Clientes:
Por exemplo, essa classe eu usaria somente como “modelo” vamos
dizer assim…, seria a classe que eu iria instanciar ?
E por exemplo um método de validar o cpf deveria ser definido
nesta classe mesmo?, e depois utilizá-lo na instância?, assim
como também colocar nesta instância (UsaClientes) os JTextFields??
Comprei o livro do Deitel Java como programar, mas achei muito
cansativo, preferia que ele fosse mais direto ao assunto.
Obrigado… são dúvidas de um iniciante… mas são dúvidas rss
Muito obrigado David por sua atenção, será que existe alguma publicação que seja mais voltada para um aplicativo comercial, ou seja, uma situação real, o que mais se encontra são exemplos do tipo: Animal gato = new Animal(), ou
Carro fusca = new Carro()., não sei se vcs me compreendem…
Quanto a verificação citada, sim, é recomendável fazer essa verificação no método setCpf, para que ao chamá-lo, possamos ter certeza que somente CPFs válidos serão aceitos.
Talvez um construtor caisse bem, uma vez que todo cliente deve ter um nome e um CPF (requerindo esses argumentos pelo construtor, obrigatóriamente estes terão algum valor).
Ah… outra coisa: eu acho que o nome da classe faz mais sentido no singular (Cliente), uma vez que cada instância se refere a um único cliente.
Resumindo, seria algo como:
class Cliente {
private String cpf;
private String nome;
public Cliente(String nome, String cpf) {
setNome(nome);
setCpf(cpf);
}
public String getNome() {
return nome;
}
public String setNome(String nome) {
this.nome = nome;
}
public String getCpf() {
return cpf;
}
public String setCpf(String cpf) {
if (isValidCpf(cpf)) { // fazendo a verificação