Duvida entre Java e C/C++

19 respostas
O

Oi gente eu estou com outra duvida.
eu queria aprender a desenvonver aplicações e jogos em
java pois ela é multiplataforma, mais eu queria saber se o c/c++ tambem é
e qual é melhor para desenvolver aplicações e qual é a melhor para desenvolver jogos

ps eu sei que nao existe melhor e pior e sim a que você domina e a que nao domina e todo esse papo

mais qual é a mais forte para cada area e qual a melhor para iniciantes

19 Respostas

natanaelv

C/C++ são compiladas para código de máquina, dessa forma obtém-se uma performance
superior à Java que é compilada para bytecodes e executada numa máquina virtual.

Se você escreve algum programa em C/C++, deverá compilá-lo para cada tipo de arquitetura
e SO. No caso de Java, isso não deve ser necessário, já que roda na VM.

Você pode desenvolver apps com as duas linguagens. Pode desenvolver games com as duas também.

O

mais tipo eu fiz o programa em c++ compilei ele para windows
para compila-lo para o linux por exemplo eu teria que escrever
o codigo de maneira diferente ou so compilar de maneira diferente?

pergunta 2
o c++ é orientado a objeto?

----edit----

qual linguagem é mais siples o C ou C++?

natanaelv

Reposta 1:

Dependendo do seu programa sim. Se ele usa bibliotecas voltadas para windows,
você deve alterar o código para que o mesmo rode no linux.

Resposta 2:

Sim. C++ é uma extensão de C e suporta OO.

natanaelv

Como eu disse, C++ é uma extensão de C.

Não considero as linguagens difíceis, se você está começando,
dá uma olhada em C e programação estruturada. Quando for partir pra OO,
vai pra C++. Estude lógica de programação e algoritmos e procure algo sobre
lógica voltada para games, que é um pouco diferente da lógica para desenvolvimento de
software enterprise.

O

Obrigado,
:slight_smile:
você me recomendaria utilizar o windows ou o linux para começar (se tiver alguma diferença);

e existe algum compilador em especial ou todos sao “iguais”?

feharaujo

Use a ide devc++ para começar, é muito boa e utilizada. Funciona ambas as linguagens nela.

natanaelv

O mercado de games para Windows é bem mais forte que em Linux.

Existem vários compiladores de C/C++ por aí.
Com um “googleada” básica você acha muita coisa sobre isso.
Existem IDE’s muito boas pra isso também.

O

vou ver se acho pra linux esse notebook buga se eu instalar o windows kkkk

obrigado :smiley:
e desculpa qualquer coisa :oops:

charleston10

Tenho duas visões diferentes entre essas duas linguagens.

Primeiro vou comentar sobre C++.
Qual é a utilidade de programar em C++?
A maioria dos jogos criados são feitos nessa linguagem
e na grande parte qse todos os jogos feitos para video games tambem.

Outras linguagens entram em ação quando o jogo é feita na plataforma de computadores.
Mas tambem c++ é grande usado.

Acredito que cerca de 85% dos jogos são feitos nessa linguagem, além de ser orientado a objetos
também tem uma grande gama de bibliotecas prontas.

Por exemplo, ela é uma linguagem que trabalha super bem com periféricos, um deles é criar
um sistema operacional, C#,C++ e VB.Net deu origem ao Windows 8 e na grande maioria
foi feito em C++ a parte de integração com o hardware.

Lembrando que pra jogos você deve ter o mesmo conceito, pois vai precisar ter noção de como
o jogo vai agir depedendo da configuração do computador (placa de video, processador, memoria).
Tem que se adequar.

Minha visão é usar C++ para jogos mais robustos.
Caso querer criar jogos em Java, recomendo tambem, mas nao com tanta enfâse, se for assim
use JavaFx melhor para efeitos gráficos e configuração, sendo q tambem usa CSS e outras coisas assim.

Caso queira saber mais sobre JavaFx (http://javaaberto.blogspot.com.br/2012/09/o-poder-do-javafx.html)
Alguns jogos em JavaSE (http://javaaberto.blogspot.com.br/search/label/Codigo%20Fonte%20SE)

Att.

natanaelv

Recomendo Geany no Linux

J

Na verdade, depende de que tipo de jogo você quer fazer.

Pra jogos de alto desempenho, praticamente todos são feitos em C++.
Mas são empresa que fazem, com centenas de profissionais…
Jogos mais simples, como aqueles online, Java é bastante usado e, claro, é bem mais simples de se fazer.

Só gostaria de fazer uma pequena ressalva ao DevC++, não use. É uma IDE abandonada, o projeto já parou há muito, muito tempo.
Esta bem antigo e é bem fácil ter dor de cabeça com ele, conforme for evoluindo. Era muito usado antigamente, principalmente nas faculdades. Mas o projeto acabou e continuaram indicando.

Gosto muito mesmo do Code::Blocks. Tem tanto no Windows como no Linux, syntax highligting, maior suporte a plugins, compilador atualizado, autocompletar etc.

No futuro, se ainda estiver essa preocupação interessante de portabilidade Win/Unix, dê uma pesquisada sobre o Qt Creator, que é cross-plataform.

ViniGodoy

Em hipótese alguma utilize a IDE Dev C++.

Dar uma dica dessas é como falar para você desenvolver no Eclipse 1.0, com o Java 1.2… é antiga, ultrapassada, cheia de bugs. Não dá suporte a depuração, nem a versões mais novas do MinGW, nem ao C++11.

Há alternativas melhores, open source e modernas, como o Code::Blocks ou o Visual Studio Express.

ViniGodoy

Eu não recomendo criar jogos em Java. É uma linguagem péssima para jogos.
Não é apoiado pela Oracle, não tem suporte a plataformas interessantes, tem uma comunidade pequena.
Sem falar em outros problemas técnicos: não suportar sobrecarga de operadores, não dar controle sobre o garbage collector, etc…

Em C++ é interessante, mas é um longo aprendizado até que saia alguma coisa. Uma linguagem fácil como o Java e poderosa é o C#.
Você pode baixar o XNA e desenvolver jogos para o Windows. A sintaxe dele também te ajuda a entender o funcionamento do DirectX.

Há várias APIs 2D interessantes em C++. Uma delas é a SDL. É uma API simples, fácil de usar e poderosa.
Outra, orientada a objetos, é a GamespaceLib (agora chamada de Ethanon). Finalmente, você pode procurar por APIs fortemente integradas como a Cocos-X, que até engine de física já tem.

Detalhe: Não existe a linguagem C/C++. C é uma linguagem, e C++ é outra, completamente diferente. Tanto em funcionalidades, quanto em bibliotecas. Muita gente confunde pois é possível compilar código C em C++, mas isso não significa que seja boa prática usar o estilo de C em C++.

C# é uma terceira linguagem que não tem absolutamente a ver com essas duas, mesmo.

O

Ok vlw gente

o Geany é pra C ou C++?
vi que ele tinha um monte de linguagens mais parece q nao tinha o C++

E

O Geany é um editor, não exatamente uma IDE. Ele tem suporte a chamar makefiles, mas não a depuração (ou seja, chamar um depurador externo, como o gdb, e ir associando o que o gdb fez com as linhas do seu programa).

Se você usar um plugin, no entanto, você pode fazer mais ou menos isso (associar o gdb ao seu programa e ir debugando seu programa, mais ou menos como se fosse uma IDE normal). http://plugins.geany.org/geanygdb.html

Ele suporta a edição de programas C++:

natanaelv

Ele suporta várias linguagens, dentre elas C e C++.
Como me parece que você usa linux, os compiladores já fazem parte do GCC.

gomesrod

O que vocês acham do Eclipse para C++ ?

O

Uso o linux sim o Ubuntu 12.04 que é mt ruim.

Obrigado estou testando o geany :stuck_out_tongue:

O

seria bom utilizar o eclipse para o c++
pena q nao sei como usar e nen se é tao eficiente quanto as outros ide’s

Criado 25 de outubro de 2012
Ultima resposta 26 de out. de 2012
Respostas 19
Participantes 8