Galera preciso de uma ajuda de todos.
Presto serviço para uma empresa de médio porte onde rodam sistemas em cobol. A empresa quer investir em fazer uma migração para JAVA.
Primeiramente elas vão bancar um curso oficial da sun para mim e para outro programador, mas nós estamos com a seguinte dúvida:
Qual tecnologia usar, JEE ou J2SE?
O sistema irá ter as seguintes características:
1- Módulos de cadastros gerais (cliente,fornecedor,produto, etc)
2- Impressão de notas fiscais
3- PDV com impressora fiscal (para as lojas)
4- Impressão de Etiquetas de códigos de barra em uma impressora Zebra
5- Tem que ter integração com coletores de dados
6- Integração com Palm Treo 650 (o Palm já tem sistema, não será preciso desenvolver nada)
Por favor, preciso de uma luz, para que eu possa me dedicar em uma tecnologia e não ter problemas futuros.
Como eu entendi uma vez não existe JEE e sim J2SE(favor corrigir-me se estiver errado), mas na verdade JEE é uma especificação de como construir, é como “bons modos” e padrões para construção de sua aplicação mas tudo é J2SE
Não estou querendo fazer flamewar e nem por que estou aqui faz muito tempo é para aprender, já não sei tudo sobre a tecnologia!
Para escrever código Java corretamente é preciso bom domínio do JSE. Um caminho para desenvolver os novos sistemas para vocês que já dominam a aplicação atual seria contratar no mínimo um programador Java e que vocês cuidassem do lado COBOL na conversão.
Mas caso vocês queiram aprender Java o caminho que sugiro é que comecem aprendendo Java e orientação a objetos. Procurem antes dominar Java, conhecer threads, saber escrever exceptions, saber usar principalmente as APIs de java.lang, java.util, Collections, IO, NIO e concurrent. Leia livros tais como o Effective java. Depois estude servlets, HTTP e XML. Com estes conhecimentos então podem optar com mais clareza o caminho a seguir na trilha de conhecimentos. A maior parte destes conhecimentos vocês obterão nos cursos e os demais por conta própria em livros ou na Internet.
Fábio Ribeiro
JEE também contém diversas APIs avançadas que são usadas diretamente ou através de servidores e aplicações. Quando se baixa o pacotão JEE vem também um servidor de aplicação. Portanto JEE vai além do que você escreveu.
Tanto JSE quanto JEE sao controladas por especificacoes (e existem implementacoes de ambas as especificacoes, claro). Talvez os “bons modos” a que voce se refere sejam os “blueprints” da Sun, mas isso eh outra historia.
JSE: biblioteca basica do Java, collections, JDBC, RMI, Swing, etc.
JEE: recursos “enterprise”, Servlets, JSP, EJB, etc.
Mas acho que esse negocio de dividir em duas partes rigidas nao eh legal para quem esta buscando aprender a plataforma (como o colega que inicialmente postou). A divisao mais granular de APIs, como o Luca colocou, eh muito mais real, objetiva e “entendivel”.