Dúvida entre JEE e JSE?

Galera preciso de uma ajuda de todos.
Presto serviço para uma empresa de médio porte onde rodam sistemas em cobol. A empresa quer investir em fazer uma migração para JAVA.
Primeiramente elas vão bancar um curso oficial da sun para mim e para outro programador, mas nós estamos com a seguinte dúvida:
Qual tecnologia usar, JEE ou J2SE?
O sistema irá ter as seguintes características:

1- Módulos de cadastros gerais (cliente,fornecedor,produto, etc)
2- Impressão de notas fiscais
3- PDV com impressora fiscal (para as lojas)
4- Impressão de Etiquetas de códigos de barra em uma impressora Zebra
5- Tem que ter integração com coletores de dados
6- Integração com Palm Treo 650 (o Palm já tem sistema, não será preciso desenvolver nada)

Por favor, preciso de uma luz, para que eu possa me dedicar em uma tecnologia e não ter problemas futuros.

Valew galera.

Em termos simples, nao ha como usar Java EE sem Java SE. Entao voces devem investir primeiro no aprendizado no JSE e na sequencia, se for o caso, JEE.

Da uma olhada no site da Sun para ver certinho que tem em cada plataforma… novamente, em termos bem simples:

• Se for desenvolver uma aplicacao grafica utilizando Swing e recursos da biblioteca padrao do Java, JSE atende o caso.

• Se for desenvolver aplicacoes para rodar em um servidor/container Web, com Servlets e JSP p.ex., sera necessario utilizar JEE.

Marcio Kuchma

Era uma vez… :stuck_out_tongue:

Como eu entendi uma vez não existe JEE e sim J2SE(favor corrigir-me se estiver errado), mas na verdade JEE é uma especificação de como construir, é como “bons modos” e padrões para construção de sua aplicação :wink: mas tudo é J2SE

Não estou querendo fazer flamewar e nem por que estou aqui faz muito tempo é para aprender, já não sei tudo sobre a tecnologia!

Olá

Fábiofns

Para escrever código Java corretamente é preciso bom domínio do JSE. Um caminho para desenvolver os novos sistemas para vocês que já dominam a aplicação atual seria contratar no mínimo um programador Java e que vocês cuidassem do lado COBOL na conversão.

Mas caso vocês queiram aprender Java o caminho que sugiro é que comecem aprendendo Java e orientação a objetos. Procurem antes dominar Java, conhecer threads, saber escrever exceptions, saber usar principalmente as APIs de java.lang, java.util, Collections, IO, NIO e concurrent. Leia livros tais como o Effective java. Depois estude servlets, HTTP e XML. Com estes conhecimentos então podem optar com mais clareza o caminho a seguir na trilha de conhecimentos. A maior parte destes conhecimentos vocês obterão nos cursos e os demais por conta própria em livros ou na Internet.

Fábio Ribeiro

JEE também contém diversas APIs avançadas que são usadas diretamente ou através de servidores e aplicações. Quando se baixa o pacotão JEE vem também um servidor de aplicação. Portanto JEE vai além do que você escreveu.

[]s
Luca

Existe JEE sim. :slight_smile:

Tanto JSE quanto JEE sao controladas por especificacoes (e existem implementacoes de ambas as especificacoes, claro). Talvez os “bons modos” a que voce se refere sejam os “blueprints” da Sun, mas isso eh outra historia. :slight_smile:

• JSE: biblioteca basica do Java, collections, JDBC, RMI, Swing, etc.
  • JEE: recursos “enterprise”, Servlets, JSP, EJB, etc.

Mas acho que esse negocio de dividir em duas partes rigidas nao eh legal para quem esta buscando aprender a plataforma (como o colega que inicialmente postou). A divisao mais granular de APIs, como o Luca colocou, eh muito mais real, objetiva e “entendivel”.

Marcio Kuchma