Olá,
Estou estudando para certificação e vi no livro que podemos ter uma interface genérica e um método static genérico também. Tentei fazer um código para ver como funciona na prática. Montei esse código:
public interface InterfaceGenerica<X extends Number, Y extends Number> {
void somaNumeros(X x, Y y);
}
public class ImplementacaoGenerica implements InterfaceGenerica<Double, Integer> {
public void somaNumeros(Double d, Integer i){
System.out.println(d + i);
}
static public <T, U> void concatenarTextos(T t, U u){
System.out.println((String)t + (String)u);
}
static public void main(String... args){
new ImplementacaoGenerica().somaNumeros(2.1, 1);
concatenarTextos("Teste", " com generics");
}
}
Compila OK. O problema é quando tento fazer isso:
static public <T super String, U super String> void concatenarTextos(T t, U u){
System.out.println(t + u);
}
Gera erro:
java.lang.ClassFormatError: Duplicate field name&signature in class file certificacao/generics/ImplementacaoGenerica
Porque?
Outra coisa também. Alguém poderia me explicar onde uma interface genérica ou um método static genérico são úteis? Alguém tem um exemplo mais funcional e útil melhor do que o meu?
Obrigado.
}
Não sei onde você colocou esse outro método, mas métodos estáticos não podem ser sobrescritos talvez seja isso o erro.
rafadelnero, esse outro método que você não achou não compila, por isso deixei no meu código assim:
static public <T, U> void concatenarTextos(T t, U u){
System.out.println((String)t + (String)u);
}
Mas quando troco o método acima que compila pelo método:
}
dá erro. Sacou? Queria saber o motivo do erro, pois o código me parece normal, não consigo identificar qual o problema com o código.
Olá o erro ocorre porque vc ta usando soma para tipos Genéricos, e daí o compilador não entende se é uma concatenação ou uma soma matemática, já quando vc faz um downcast para String ele entende que é uma concatenação, se fosse para Number ele entederia como soma.