Dúvida geral sobre Spring

7 respostas
Ruttmann

Boa tarde pessoal…

Vejam bem. Sou iniciante na área, estou estudando Java faz uns 5 meses, e consegui um estágio. Na empresa disseram pra eu estudar JSF, Spring e Tiles, pra entrar pra equipe de desenvolvimento de um projeto que vai começar daqui a algumas semanas…

Estou estudando JSF no momento, já consegui executar vários exemplos, estou me dando bem com a tecnologia.

Pretendo deixar o JSF um pouco de lado e estudar Spring agora, porém me vem a dúvida: O que é o Spring? É só um framework pra deixar seu projeto “extremamente MVC”? Ele só serve pra arquitetura, ou tem mais alguma funcionalidade?

E agora a pergunta que mais tá me martelando: Quais as possiblidades de uso do Spring em projeto JSF? No que ele é útil nestes casos?

Pode responder com exemplos bem generalizados pessoal, só quero ter uma visão ampla do que posso fazer com Spring, pois daqui há uns 2 meses vou assumir esse projeto junto com alguns colegas no trabalho e gostaria de saber usar tudo o que me propuseram, mas também ter uma visão ampla de todas as possiblidades que tenho com essas tecnologias.

Obrigado pessoal!

:wink:

7 Respostas

kicolobo

Tudo isto e muito mais num guia que escrevi justamente para este tipo de questionamento: http://www.itexto.net/devkico/?p=859

O grande lance é a redução do problema do alto acoplamento, conforme explico neste texto.

Ruttmann

kicolobo:
Tudo isto e muito mais num guia que escrevi justamente para este tipo de questionamento: http://www.itexto.net/devkico/?p=859

O grande lance é a redução do problema do alto acoplamento, conforme explico neste texto.

Caracoo, grande guia!

Parece que vai me tirar todas as dúvidas, vou ler aqui ele e caso surgir mais alguma coisa eu pergunto aqui de novo…

Muito bom kicolobo, muito obrigado!

:smiley:

lele_vader

O tiles vai ser usado com o jsf mesmo ?

Que eu saiba é com facelets que se deve usar.

O jsf é o framework mvc.

Com o spring você consegue outras coisas:
-injeção de dependência e inversão de controle (Falando bem a grosso modo você não vai dar new nos objetos e os objetos com os quais ele se relaciona)
-Controle transacional
-Utilização de facilidades com jdbc, por exemplo referenciar por nome ao invés de números uma consulta
-Webservices
-Ele inclusive tem um framework mvc, o spring mvc,

Provavelmente você vai utilizar a parte de injeção de dependência.

Você vai ter que incluir uma linha no seu faces-config.xml para integrar as 2 tecnologias e permitir usar beans do spring no jsf provavelmente

lele_vader

O kibeloco não sabia que era do grails brasil.
Uma vez fui em uma palestra aqui na minha cidade sobre o framework e achei muito interessante.

Ruttmann

lele_vader:
O tiles vai ser usado com o jsf mesmo ?

Que eu saiba é com facelets que se deve usar.

O jsf é o framework mvc.

Com o spring você consegue outras coisas:
-injeção de dependência e inversão de controle (Falando bem a grosso modo você não vai dar new nos objetos e os objetos com os quais ele se relaciona)
-Controle transacional
-Utilização de facilidades com jdbc, por exemplo referenciar por nome ao invés de números uma consulta
-Webservices
-Ele inclusive tem um framework mvc, o spring mvc,

Provavelmente você vai utilizar a parte de injeção de dependência.

Você vai ter que incluir uma linha no seu faces-config.xml para integrar as 2 tecnologias e permitir usar beans do spring no jsf provavelmente

Na verdade eu ainda não sei, são tecnologias totalmente novas pra mim, fiz um curso desde fevereiro até agosto, mas que não abordou nada voltado para Web…

Mas acredito que o Tiles vai ser usado com o Facelets sim, acabei deixando mal explicado no primeiro post…

E outra, que ainda não tive acesso às especificações do projeto em questão, vai completar 2 semanas que estou estagiando nesta empresa, e por enquanto só tem 1 desenvolvedor Java fazendo um protótipo do projeto, vai demorar um pouquinho ainda acredito…

E observando pelo seu ponto de vista, eu acredito que o Spring vai ser usado principalmente pra Injeção de Dependencias neste projeto em questão…

Obrigado pela ajuda!

:smiley:

kicolobo

lele_vader:
O kibeloco não sabia que era do grails brasil.
Uma vez fui em uma palestra aqui na minha cidade sobre o framework e achei muito interessante.

Kibeloco é ótimo! he he he h ehe.

Que massa! De qual cidade você é?

lele_vader

Foi mal confundi.rsrs
E kicolobo.
Mas que é bem parecido é.rs
Sou do rio de janeiro.
Eu fui em uma palestra do curso do carlos ribeiro.
Se não me engano era patrocinada pelo grails brasil também.

Criado 4 de setembro de 2012
Ultima resposta 4 de set. de 2012
Respostas 7
Participantes 3