Dúvida geral sobre Spring

Boa tarde pessoal…

Vejam bem. Sou iniciante na área, estou estudando Java faz uns 5 meses, e consegui um estágio. Na empresa disseram pra eu estudar JSF, Spring e Tiles, pra entrar pra equipe de desenvolvimento de um projeto que vai começar daqui a algumas semanas…

Estou estudando JSF no momento, já consegui executar vários exemplos, estou me dando bem com a tecnologia.

Pretendo deixar o JSF um pouco de lado e estudar Spring agora, porém me vem a dúvida: O que é o Spring? É só um framework pra deixar seu projeto “extremamente MVC”? Ele só serve pra arquitetura, ou tem mais alguma funcionalidade?

E agora a pergunta que mais tá me martelando: Quais as possiblidades de uso do Spring em projeto JSF? No que ele é útil nestes casos?

Pode responder com exemplos bem generalizados pessoal, só quero ter uma visão ampla do que posso fazer com Spring, pois daqui há uns 2 meses vou assumir esse projeto junto com alguns colegas no trabalho e gostaria de saber usar tudo o que me propuseram, mas também ter uma visão ampla de todas as possiblidades que tenho com essas tecnologias.

Obrigado pessoal!

:wink:

Tudo isto e muito mais num guia que escrevi justamente para este tipo de questionamento: http://www.itexto.net/devkico/?p=859

O grande lance é a redução do problema do alto acoplamento, conforme explico neste texto.

[quote=kicolobo]Tudo isto e muito mais num guia que escrevi justamente para este tipo de questionamento: http://www.itexto.net/devkico/?p=859

O grande lance é a redução do problema do alto acoplamento, conforme explico neste texto.[/quote]

Caracoo, grande guia!

Parece que vai me tirar todas as dúvidas, vou ler aqui ele e caso surgir mais alguma coisa eu pergunto aqui de novo…

Muito bom kicolobo, muito obrigado!

:smiley:

O tiles vai ser usado com o jsf mesmo ?

Que eu saiba é com facelets que se deve usar.

O jsf é o framework mvc.

Com o spring você consegue outras coisas:
-injeção de dependência e inversão de controle (Falando bem a grosso modo você não vai dar new nos objetos e os objetos com os quais ele se relaciona)
-Controle transacional
-Utilização de facilidades com jdbc, por exemplo referenciar por nome ao invés de números uma consulta
-Webservices
-Ele inclusive tem um framework mvc, o spring mvc,

Provavelmente você vai utilizar a parte de injeção de dependência.

Você vai ter que incluir uma linha no seu faces-config.xml para integrar as 2 tecnologias e permitir usar beans do spring no jsf provavelmente

O kibeloco não sabia que era do grails brasil.
Uma vez fui em uma palestra aqui na minha cidade sobre o framework e achei muito interessante.

[quote=lele_vader]O tiles vai ser usado com o jsf mesmo ?

Que eu saiba é com facelets que se deve usar.

O jsf é o framework mvc.

Com o spring você consegue outras coisas:
-injeção de dependência e inversão de controle (Falando bem a grosso modo você não vai dar new nos objetos e os objetos com os quais ele se relaciona)
-Controle transacional
-Utilização de facilidades com jdbc, por exemplo referenciar por nome ao invés de números uma consulta
-Webservices
-Ele inclusive tem um framework mvc, o spring mvc,

Provavelmente você vai utilizar a parte de injeção de dependência.

Você vai ter que incluir uma linha no seu faces-config.xml para integrar as 2 tecnologias e permitir usar beans do spring no jsf provavelmente[/quote]

Na verdade eu ainda não sei, são tecnologias totalmente novas pra mim, fiz um curso desde fevereiro até agosto, mas que não abordou nada voltado para Web…

Mas acredito que o Tiles vai ser usado com o Facelets sim, acabei deixando mal explicado no primeiro post…

E outra, que ainda não tive acesso às especificações do projeto em questão, vai completar 2 semanas que estou estagiando nesta empresa, e por enquanto só tem 1 desenvolvedor Java fazendo um protótipo do projeto, vai demorar um pouquinho ainda acredito…

E observando pelo seu ponto de vista, eu acredito que o Spring vai ser usado principalmente pra Injeção de Dependencias neste projeto em questão…

Obrigado pela ajuda!

:smiley:

[quote=lele_vader]O kibeloco não sabia que era do grails brasil.
Uma vez fui em uma palestra aqui na minha cidade sobre o framework e achei muito interessante.
[/quote]

Kibeloco é ótimo! he he he h ehe.

Que massa! De qual cidade você é?

Foi mal confundi.rsrs
E kicolobo.
Mas que é bem parecido é.rs
Sou do rio de janeiro.
Eu fui em uma palestra do curso do carlos ribeiro.
Se não me engano era patrocinada pelo grails brasil também.