esta duvida e a causa da qual não me encorajei a estudar hibernate.
Na seguinte situação, uma cadastro siples de funcionarios, vou (de alguma forma que não e o caso neste topico de) propor para o usuario uma opção colocar campos no castros, de forma dinamicamente, com isto pelo que ja li sobre o Hibernate não te como pq ele faiz o mapeamente de uma forma fixa atraves de arquivos XML, li algo sobre o Hibernate Annontations mais não tenho certeza de que ele iria fazer isto.
e o seguinte ja tneho um cadastro de clientes por exemplo ja tem algums campos ja esta mapiado certinho e pronto para usar.
da depois de algum tempo o cliente ve a nessecidade de incluir um novo campo, dai ele vai lah e adiciona este novo campo atraves de uma opção que deixei para ele. dai como posso fazer isto de uma forma dinamicamente usando Hibernate, se der para usar e claro.
[quote=Zakim]na prática, todos esses campos ja existirão, a unica coisa que o usuário fará é ativar uma nova funcionalidade.
Nunca ouvi falar em geração de tabela ou de campos em tempo de execução!
deixe os atributos da tabela como null boa!
ps: as consultas podem ser dinâmicas e a persistencia dos dados tbm podem ser! Vai depender da tua criatividade.
[/quote]
existe sim varias empresas grande por ai fazem isto, de certa forma, para não se incomadar muito, dando algumas funcionabilidades para os proprios usuarios fazerem.
Ja estou pensando nisto faiz tempo, mais nunca me sobra tempo para isto, estou pensando em fazer uma proprior API que ja pege todas shemas, tebelas, campos, cada uma com suas seguintes informações, e que gere a maioria das informações altomaticamentes, tendo arquivo(s) de configuração para detalhes definidos pelo desenvolvedor, algo do genero…
deixando trabalhos chatos e simples e na maioria das vezes repetitivos para fora.
como cadastros simples,
consultas altomaticas
filtros personalizados pelo cliente
tratamento de datas por periodo.
relatorios não complexos
graficos
entre outros…
Isso é possível fazer em tempo de execução sim, dentro do seu HibernateUtil, você pode colocar programaticamente isso!! No livro java Persistence com Hibernate fala sobre isso. Eu consegui criar até a minha classe automaticamente, mas o único problema que eu não consegui resolver, é os jsp, como eu poderia expandir isso para os jsps!!!
Sobre links, eu não parei pra pesquisar na net muito sobre isso não, eu só fiquei no livro mesmo!! mas na net deve ter falando sobre isso, procurem sobre reengenharia em hibernate
cada cliente vai ter um banco só pra ele? haja vista que os campos serão diferentes
e a questão do armazenamento? onde vc irá armazenar tudo isso?
como vai lidar com o acesso desses clientes ao mesmo tempo?
e os relatórios? vai fazer uma conexao para cada cliente um a um, até que o relatório de admin termine por exemplo?
de qualquer forma, manda a ver ai! No mínimo vc vai ganhar experiência! e isso já é um ótimo ganho.
:P[/quote]
isto sera desktop
no comeso sera armazenado as configurações no banco, como isto as vezes pode ser muito demorado resgatas as configurações no banco irei movelas para um xml local em cada computador com as configurações de cada usuario que acessa aquela respectiva maquina,
[quote=ThiagoWorldCoder]Isso é possível fazer em tempo de execução sim, dentro do seu HibernateUtil, você pode colocar programaticamente isso!! No livro java Persistence com Hibernate fala sobre isso. Eu consegui criar até a minha classe automaticamente, mas o único problema que eu não consegui resolver, é os jsp, como eu poderia expandir isso para os jsps!!!
Sobre links, eu não parei pra pesquisar na net muito sobre isso não, eu só fiquei no livro mesmo!! mas na net deve ter falando sobre isso, procurem sobre reengenharia em hibernate
[/quote]
era bem esta resposta que queria ler!
vou dar uma olhada sobre isto ai
obrigado