To aprendendo a usar o Hibernate.
Me veio 2 dúvidas.
1)
Na hora de montar o arquivo NomeDaClassa.hbm.xml existe alguma forma do eclipse me ajudar a montar todo aquele XML? tipo dando dicas, como se fosse um editor html/xml?
To apanhando pra montar.
2)
O arquivo de Conexão o QualquerCoisa.properties, posso “larga” ele em qualquer lugar ou tem que ficar em algum lugar especifico??
Valeu Galera
==========================
Ae, dúvida de ultima hora!
Tava estudando aqui usando esse tutorial.
Este é um pacote pessoal, do cara que fez o tutorial, provavelmente ele criou um pacote de utilidades pra ele usar o hibernate…
Não use org.hibernate.*;
na verdade não use nada.*; isso é uma pessima pratica, importe apenas o que vc precisar, assim vc saberá sempre de onde esta vindo as coisas…
No eclipse uma forma rápida de fazer isso é…
Digamos que vc ker usar Session… que é do hibernate… escreva … Session e digite CTRL+SPACE … ele vai listar as possiveis classes a importar… ai vc escolhe a do Hibernate… vc não precisa digitar o nome completo da classe pode digitar apenas uma parte…
…
Se eu fosse te aconselhar, dirita pra não usar os .xml … eu axo melhor usar annotations (anotações) assim fica tudo no mesmo canto… eu particularmente acho melhor q criar uma porrada de .xml…
o arquivo .properties deve ficar no SRC, pois ai o eclipse copia automaticamente par ao raiz da pasta bin, onde fica as classes binarias…
…
O hibernate é bem simples… depois que vc criar a Session a partir da SessionFactory … vc pode fazer quase tudo com esse objeto, incluir, deletar, etc etc… é bem completo…
Esse tutorial que vc ta seguindo esta usando uma versão antiga do Hibernate, eu tambem tive problemas com esse tutorial quando comecei a estudar Hibernate. Aconselho a voce seguir esse tutorial aqui do GUJ ja da versão 3 do hibernate http://www.guj.com.br/content/articles/hibernate/intruducao_hibernate3_guj.pdf. Mas como o amigo falou, o melhor é depois de vc aprender o basico a a prender Annotatons. Mas se voce quer ajuda pra montar os mapeamentos em xml vc pode usar o plugin do Hibernate para o eclipse (acho que tambem deve ter pro netbeans). Abraços.
import javax.persistence.Column;
import javax.persistence.Entity;
import javax.persistence.Id;
import javax.persistence.Table;
@Entity
@Table(name="TBVEICULOS") //necessario essa anotação, pois o nome da tabela é diferente do nome da classe
public class Veiculo{
@Id protected String placa; //campo Chave Primária por isso o @Id
protected String modelo;
//Ps.: como os meus fields acima tem os mesmos nomes dos campos da tabela não preciso fazer anotações
@Column(name="cod_chassi",unique=true) String chassi; //a anotação existe pra dizer que o campo é unico, e que seu nome na tabela é cod_chassi
}
esse código acima funciona para uma tabela "TBVEICULOS" com campos "PLACA", "MODELO", "COD_CHASSI" … onde placa é chave primária e chassi é unico
… exemplo de uso
[code]/**Apenas para constar, os imports aqui são
import java.util.List;
*/
SessionFactory sf = new AnnotationConfiguration()
.addAnnotatedClass(Veiculo.class) //adciona a classe anotada a configuração.
.buildSessionFactory(); //cria a fabrica de sessão
Session s = sf.openSession(); //abre uma sessão pra se comunicar com o banco
List list = s.createCriteria(Veiculo.class).list(); //lista todos os veiculos
for (Veiculo v : list) { //percorre todos os veiculos
System.out.println(v.placa + " " + v.modelo + " " v.chassi); //imprime cada veiculo.
}[/code]
a proposta inicial desse artigo não é explicar anotações extamente, e sim como criar banco transacional, mais acho que deve ter algo que se aproveite referente a este assunto ^^
1)
Na hora de montar o arquivo NomeDaClassa.hbm.xml existe alguma forma do eclipse me ajudar a montar todo aquele XML? tipo dando dicas, como se fosse um editor html/xml?
To apanhando pra montar.
[/quote]
JBossTools tem um editor legal para os xml do hibernate