Pessoal estou estudando para certificação e não estou entendendo a palavra chave instanceof.
Esta palavra chave verifica se um objeto é uma instancia de uma classe tipo:
String nome = “Murillo”
nome instanceof String; //Vai retornar true pois nome é uma instancia da classe String correto??
Agora pouco estava tentando descobrir de qual classe um jInternalFrame pertence. (Pesquisei aqui é vi que esta classe é uma subclasse de JComponent)
mas se eu tentar fazer uma comparação com instanceof deste tipo:
JInternalFrame teste = new JInternalFrame();
if (teste instanceof jFrame) {
//codigos aqui
}
Tenho erro de compilação
Mas se eu comparar desta maneira:
JInternalFrame teste = new JInternalFrame();
if (teste instanceof jComponent) {
//codigos aqui
}
Tudo bem sem erros de compilação.
Eu não estou entendendo por que o primeiro caso eu tenho um erro, não era apenas para retornar false???
[quote=dev.rafael]Isso é fácil kra! Isso acontece pq JInternalFrame é subclasse de JComponent mas ñ de JFrame. Basta vc dar uma olhada na documentação:
Adriano o erro da em tempo de execução não na compilação:
Exception in thread “AWT-EventQueue-0” java.lang.RuntimeException: Uncompilable source code - cannot find symbol
symbol: class jFrame
at formularioPrincipal.TelaPrincipal.internalFrameContatos(TelaPrincipal.java:162)
at formularioPrincipal.TelaPrincipal.jButtonCadastroActionPerformed(TelaPrincipal.java:129)
at formularioPrincipal.TelaPrincipal.access$000(TelaPrincipal.java:26)
at formularioPrincipal.TelaPrincipal$1.actionPerformed(TelaPrincipal.java:67)
at javax.swing.AbstractButton.fireActionPerformed(AbstractButton.java:1995)
at javax.swing.AbstractButton$Handler.actionPerformed(AbstractButton.java:2318)
at javax.swing.DefaultButtonModel.fireActionPerformed(DefaultButtonModel.java:387)
at javax.swing.DefaultButtonModel.setPressed(DefaultButtonModel.java:242)
at javax.swing.plaf.basic.BasicButtonListener.mouseReleased(BasicButtonListener.java:236)