Dúvida intervalos de primitivos na prova

Pessoal, estava fazendo o simulado http://www.danchisholm.net onde encontrei diversas questões que exigiam conhecimento dos intervalos dos primitivos numéricos.
É realmente necessário decorar estes intervalos para a prova? Caem com muita frequência?
Apenas decorei o tamanho dos tipos primitivos para fazer conversões.

Grato.

Hum… eu não decorei o número em si (-9223372036854775808 <= long <= +9223372036854775807) mas saber que um long vai de -2 elevado a -63 até 2 elevado a +63, menos 1, (por exemplo) ajuda bastante.
Esse conhecimento é útil para poder ter alguma idéia de grandeza, mas não que caia assim explicitamente.

Entendi, vou tentar decorar estes intervalos desta forma.
Eu apenas decorei a quantidade de bits de cada tipo, mas só isso não é suficiente.
Valeu.

Oi amigo… se vc sabe o numero de bits, entao sabe os intervalos…

Qualquer numero signed (com sinal) varia de -2^(n-1) até 2^(n-1) - 1 onde n = numero de bits
E o tipo char, que não tem intervalo negativo, utiliza a mesma regra porém o intervalo positivo dobra de tamanho pois o bit de sinal não precisa ser utilizado para sinal.

e completando a resposta, na prova acredito que peça apenas até short ou int… pelo menos na minha prova e em todos simulados que fiz, nunca pediram intervalos de long ou double

Mais ou menos… 2^31 é quanto? E 2^15?

Mesmo que não seja para a certificação, acho que é interessante sim ter uma noção do intervalo que esses números representam.

[quote=ViniGodoy]
Mais ou menos… 2^31 é quanto? E 2^15?

Mesmo que não seja para a certificação, acho que é interessante sim ter uma noção do intervalo que esses números representam.[/quote]

E é claro que saber que 2 elevado a 31 (int) é um pouco mais de 2 bilhões, ou 2 elevado a 15 (short), é só um pouco mais que 32.000, é realmente muito importante, até para evitar algumas mancadas que vejo aqui no fórum pelo menos 2 vezes por semana (ou seja, fazer tudo com “int” e “float” e ficar maluco quando algum dado estourou.)

[quote]Mais ou menos… 2^31 é quanto? E 2^15?
[/quote]

Então… realmente pode ser dificil de calcular no lapis, mas isso não invalida a teoria … o fato é que é assim que se calcula, e certamente é a melhor forma de se decorar, e a mais correta pois isso se aplica a qualquer linguagem de programação.

E outra coisa, quem ja fez a prova de certificação pode confirmar… existem questões perguntando faixas de valores na forma exponencial como mostrei acima, pois é assim que é ensinado nos diversos tutoriais e livros preparatorios para a certificação. Definitivamente, se o objetivo de saber isso é a certificação, estude dessa forma, senão, apenas ter uma noção das grandezas já é suficiente.

Um abraço!