Dúvida Java para Web

Olá gente do GUJ,

Estou precisando desenvolver uma página para internet que seja um formulário, e pegar essas informações que serão digitadas no formulário e armazenar em um banco de dados, como posso fazer isso?
O que preciso aprender e instalar em meu pc para poder fazer essa aplicação?
Alguém sabe onde posso encontrar um tutorial sobre isso, ou tem algum exemplo de aplicação para me passar?!
Tenho algumas dúvidas se tenho que usar JSP, JavaScript, Html, ou o que! Estou perdida!! :shock:

Qualquer ajuda é bem vinda!
Obrigada,

Inicialmente, você tem que montar um protótipo do seu sistema, fazendo tudo com HTML, CSS, e trabalhando as imagens no Photoshop. Nesta parte você se preocupa mais com a navegação dos links e com o design geral. Provavelmente utilizará um pouco de javascript nesta fase também.

Em relação ao banco de dados você deve usar algum específico? Se não, pode usar o MySQL, HSQLDB, Derby, e outras opções que pode baixar da Internet. Terá que saber os comandos de SQL (pelo menos os mais genéricos, como Insert, Delete, Update, etc)

Depois das tabelas prontas no banco de dados, você terá que utilizar um container web onde sua aplicação residirá. Se for fazer com Java pode usar o Tomcat, e, logicamente, ter um jdk na sua máquina.

Para desenvolver o sistema facilitará o uso de uma IDE. Muita gente usa o Eclipse, mas tem também o NetBeans.

Finalmente terá que encontrar um local para hospedar o sistema para que seja acessível via Internet. Tem vários serviços, como o LocaWeb, por exemplo. Mas se o seu cliente tiver à disposição um servidor, poderá colocar o sistema na Intranet da empresa também.

[quote=Roger75]Inicialmente, você tem que montar um protótipo do seu sistema, fazendo tudo com HTML, CSS, e trabalhando as imagens no Photoshop. Nesta parte você se preocupa mais com a navegação dos links e com o design geral. Provavelmente utilizará um pouco de javascript nesta fase também.

Em relação ao banco de dados você deve usar algum específico? Se não, pode usar o MySQL, HSQLDB, Derby, e outras opções que pode baixar da Internet. Terá que saber os comandos de SQL (pelo menos os mais genéricos, como Insert, Delete, Update, etc)

Depois das tabelas prontas no banco de dados, você terá que utilizar um container web onde sua aplicação residirá. Se for fazer com Java pode usar o Tomcat, e, logicamente, ter um jdk na sua máquina.

Para desenvolver o sistema facilitará o uso de uma IDE. Muita gente usa o Eclipse, mas tem também o NetBeans.

Finalmente terá que encontrar um local para hospedar o sistema para que seja acessível via Internet. Tem vários serviços, como o LocaWeb, por exemplo. Mas se o seu cliente tiver à disposição um servidor, poderá colocar o sistema na Intranet da empresa também.

[/quote]

Muito Obrigada pela sua resposta Roger!
Sim, a parte SQL será em DB2, e o formulário será hospedado na Intranet da empresa.
Agora, a dúvida que tenho é a seguinte. O JavaScript vai dentro da página HTML, certo? Então o que eu desenvolvo no Eclipse? Pois a página HTML já está montanda, e tenho uma função valida() em JavaScript dentro do mesmo HTML, é aí que me perco…
outra coisa é, como saber quando tenho que usar JSP e Servlets, ou HTML e JavaScript?
Pois as outras páginas da empresa estão em JSP… acho que terei que seguir esse padrão…

Se puder me ajudar a esclarecer isso!

Abraço!

Para desenvolver para a Web, tem desenvolver em 3 camadas, é infinitamente melhor. Agora quando usar servlets ou JSP?

• Quando usar JSP: para fazer uma página JSP a intenção é digitar pouco código, se preocupar mais com o designer e usabilidade, essa é a visão. Essa parte é mais voltada para o desenvolvimento por designers se a sua empresa tiver alguém específico para isso.

• Quando usar Servlets: quando precisar fazer muita programação, tipo regras, validações e coisas afins, o servlet ficará no seu container Web e as páginas JSP farão acesso aos servlets usando Beans.

Basicamente é isso, use servlets para fazer programação e JSP para “desenhar” sua aplicação e fazer acesso aos servlets.

Se ficou muito confuso poste de novo que eu mando um exemplo simples disso tudo.

[quote=petter]Para desenvolver para a Web, tem desenvolver em 3 camadas, é infinitamente melhor. Agora quando usar servlets ou JSP?

• Quando usar JSP: para fazer uma página JSP a intenção é digitar pouco código, se preocupar mais com o designer e usabilidade, essa é a visão. Essa parte é mais voltada para o desenvolvimento por designers se a sua empresa tiver alguém específico para isso.

• Quando usar Servlets: quando precisar fazer muita programação, tipo regras, validações e coisas afins, o servlet ficará no seu container Web e as páginas JSP farão acesso aos servlets usando Beans.

Basicamente é isso, use servlets para fazer programação e JSP para “desenhar” sua aplicação e fazer acesso aos servlets.

Se ficou muito confuso poste de novo que eu mando um exemplo simples disso tudo.[/quote]

:shock: Sim!! Um pouco confuso para mim…rs
Se puder postar o exemplo!!

Eternamente agradecida! rs…

Abraço!

Acesse: http://java.danieldestro.com.br
Leia as apostilas de Java e boa sorte!

[quote=novata]
Muito Obrigada pela sua resposta Roger!
Sim, a parte SQL será em DB2, e o formulário será hospedado na Intranet da empresa.
Agora, a dúvida que tenho é a seguinte. O JavaScript vai dentro da página HTML, certo? Então o que eu desenvolvo no Eclipse? Pois a página HTML já está montanda, e tenho uma função valida() em JavaScript dentro do mesmo HTML, é aí que me perco…
outra coisa é, como saber quando tenho que usar JSP e Servlets, ou HTML e JavaScript?
Pois as outras páginas da empresa estão em JSP… acho que terei que seguir esse padrão…

Se puder me ajudar a esclarecer isso!

Abraço![/quote]

A parte de javascript, no seu caso, está servindo pra fazer a validação na parte cliente. Por exemplo, você tem alguns campos obrigatórios que devem ser preenchidos no formulário, então esta verificação é feita logo nessa parte.
Você poderia enviar uma requisição para o servidor e então verificar se o campo está preenchido, e devolver a resposta ao cliente, mas veja que você estaria fazendo um caminho muito mais longo, pois terá que esperar a resposta do servidor.

As JSP são utilizadas na parte de apresentação dos dados, e os Servlets atuam como controladores das requisições.

Ok!
Me desculpa a burrice, mas seria possível então você esquematizar o que devo fazer na ordem correta, como 1º faço isso, depois isso… facilitaria minha vida absurdamente!!!
Pensei em algo assim:
Criar uma página html com os campos do formulário e um botão enviar, ao clicar esse botão os dados são enviados para a base de dados e gravadas, por fim é devolvida a resposta em uma página html de sucesso!

O que devo fazer em termos de programação para isso!

Abraço!

:?: A funcionalidade de JSP é parecida com ASP/PHP/CFM ? Ou seja , codigo java mesclado à html com o intuito de gerar saídas HTML dinâmicas.

Olha estou postando um projeto feito no NetBeans simples, mas fácil de vc entender, nele tenho HTML, JSP e servlets.

O esquena é a grosso mode esse:
tenho formulários HTML que levam os dados via POST para um JSP, esse JSP aciona um servlet onde está contida toda a minha programação, esse JSP exibe o retorno do servlet e exibe para o usuário. É bem simples.

Só uma curiosidade: vc conhece alguma linguagem server-side para a Web, tipo PHP, ASP, etc. Se não conhecer o ideal é vc ler algum meterial para entender melhor esse esquema de troca de informações entre arquivos.

Qualquer coisa posta aí…

Passa um e-mail pois o total do meu exemplo tem 1.5 Mb e não dá certo postar aqui no Forum.

Há vários artigos interessantes na parte de “Artigos/Tutoriais”:

http://www.guj.com.br/artigos.jsp

Tem uma seção “Servlets”, dê uma olhadinha lá.

[quote=Roger75]Há vários artigos interessantes na parte de “Artigos/Tutoriais”:

http://www.guj.com.br/artigos.jsp

Tem uma seção “Servlets”, dê uma olhadinha lá.

[/quote]

Já dei uma “olhadona”…rs… e nada!

Abraço!

Mais parecido com ASP do que PHP, tem seus benefícios e seus problemas. E pelo que eu entendi o TomCat é como uma lib/engine instalada no apache que executa o código Java. Certo?

Tenho experiência em CGI , ASP e PHP ( uns 5 anos trabalhando com isto ! ). Até agora eu estava aqui me matando com Swing p/ aplicação de desktop. Acho que agora vou começar a me dar bem :slight_smile:

:arrow: JSP x Servlet

Pelo que eu entendi o JSP pode ter HTML e JAVA misturados num único arquivo ( exatamente como asp e php) enquanto as servlets são aplicativos mais parecidos com CGI onde temos que nos preocupar com a “impressão” códigos html. Ambas podem referenciar instanciar outras classes da mesma aplicação.

Certo ?

[quote=info_god]Novata,

Lendo seus posts percebi que vc é "MUITO" novata para passar direto para essa parte. Aconselho começar lendo tutoriais do que é JAVA, instalar e configurar jdk, ler ler ler e fazer exemplos de codigo simples. Sugiro a utilização da IDE eclipse (www.eclipse.org), logo quando se achar suficientemente capaz de desenvolver pequenas aplicações. Comece a estudar MVC , leia leia e leia. Estude servlets, estude JSP. Faça pequenas paginas com acesso a banco inserindo atualizando. E só assim comece a fazer esse sistema que vc esta querendo. Da maneira que ta hoje provavelmente vc tera muitas dificuldade. 

Novata não estou recriminando vc, é apenas um conselho, vc esta querendo da um passo mais longo que as pernas (velho ditado).

Abração.
[/quote]

Olá,

Desculpa, mas já fiz vários sistemas em Java, porém em Java para desktop, estou tentando aprender algo para Web, mas tá um pouquinho difícil, tendo em vista que para iniciantes não acho nada legal na Internet. Então, conheço Java, porém ainda não tinha precisado de nada para Web…
Alguém pode me recomendar algum livro bom para isso?

JSP não é ASP e nem PHP.

A não ser pelo fato que JSP é HTML misturado com código Java, JSP não se assemelha tanto assim com ASP e nem PHP.

JSP, no web container, é compilado para um código de Servlet.

O Web Container (Tomcat, Jetty, etc) é onde rodam as aplicações Java/WEB (servlets, jsp). Ele NÃO fica dentro do Apache, porem existem módulos que conectam as duas pontas.

O correto (boas práticas) é evitar programação dentro dos JSPs e faz isso dentro das classes de negócio da sua app (Modelo MVC).

[quote=novata]…
Alguém pode me recomendar algum livro bom para isso?[/quote]

Um livro bom é o Head First Servlets & JSP ( em português é algo como “Use a cabeça: Servlets e JSP”), recomendo a versão em inglês.

Um ponto bom deste livro é que te prepara para a certificação SCWCD também, caso você tenha interesse em tirar futuramente.

Oi,
Aprendi muita coisa nos arquivos do GUJ e nos tutoriais de http://www.j2eebrasil.com.br .
Mas como o pessoal já falou é bom que vc estude sobre MVC. E comece desde o Hello World.
Não estamos te subestimando, eu acho que a maioria do pessoal aqui só tá receoso que você acabe como programadores que fazem remendos e códigos sem nem entender o que está fazendo e com isso fique desmotivada com desenvolvimento Java WEB.
Bom estudo!

[quote=Claire]Oi,
Aprendi muita coisa nos arquivos do GUJ e nos tutoriais de http://www.j2eebrasil.com.br .
Mas como o pessoal já falou é bom que vc estude sobre MVC. E comece desde o Hello World.
Não estamos te subestimando, eu acho que a maioria do pessoal aqui só tá receoso que você acabe como programadores que fazem remendos e códigos sem nem entender o que está fazendo e com isso fique desmotivada com desenvolvimento Java WEB.
Bom estudo!
[/quote]

Eu sei…por isso estou “enfiando” a cara nos livros…rs
Estou usando o: Core Servlets and JavaServer Pages, ele é muito bom, tenho muito a aprender pela frente!
Obrigada por todas as respostas!

Abraço!

Linda deuma olhada nestas apostilas vai te ajudar muito

Java básico
http://www.caelum.com.br/caelum/apostila/caelum-java-objetos-fj11.pdf

java para web
http://www.caelum.com.br/caelum/apostila/caelum-java-web-fj21.pdf

qualquer coisa estamos ai

Pergunta:

Vc é novata em JAVA certo?

Se sim:

Visite a seção de artigos e tutoriais tem muita coisa boa la.

Se não:

Estude sobre struts que vc vai conseguir resolver seus problemas.