Duvida JavaBeans p/ SCJP 1.6

Estou estudando pra SCJP pelo livro, e nos Exercícios Rápidos aparece aseguinte regra:

  • Os métodos JavaBeans devem ser nomeados usando-se camelCase e, dependendo do própósito do método, devem começar com set, get, is, add ou remove.

Aí no Teste Individual tem a seguinte questão:

Quais nomes de métodos obedecem ao padrão JavaBeans? (Marque todas as corretas)

a- addSize
b- getcust
c- deleteRep
d- isColorado
e- putDimensions

Aí seguindo a regra acima, marquei as questões a(addSize) e d(isColorado).

Mas na resposta do livro diz o seguinte:

B e D usam os prefisos válidos get e is.
A, C e E estão incorretas porque add, delete e put não são nomes de prefixos JavaBeans padrões.

Como assim? B está correta??? Os métodos JavaBeans nao são nomeados usando camelCase? e add não é nome de prefixo JavaBeans padrão?? Na regra estava dizendo que era… Fiquei confusa… Se cair uma questão dessas na prova, devo responder o que afinal?

Cara Cris,

Lembrando que, isso são apenas padrões a serem adotados para deixar seu código com mais facil compreensão e manutenção, mas sem esses padrões o codigo compila normalmente. Como eu havia lhe falado, os padrões de nomenclatura Java Beans para os métodos são getAlgo, setAlgo … e isAlgo se exigir o retorno de um valor boleano … usando sempre camelCase. Copiando um trecho do livro : " A primeira letra deve ser minuscula, e depois as regras camelCase normais devem ser usadas. Além disso, os nomes devem normalmente ser pares de verbo-substantivo. ". E para métodos listeners existem aquelas regrinhas, addAlgumListener e removeAlgumListener. Não fique muito apegada as respostas do livro, pois existe muitos erros. Pesquisei e achei pra você, um pessoal que já havia quebrado a cabeça com essa mesma questão do livro … dá uma olhada nesse link …

http://www.guj.com.br/posts/list/83895.java

:slight_smile:

Tive a mesma dúvida que você, porém não tive a mesma idéia de postar aqui no guj.