Dúvida JDBC e padrão DAO

Olá Pessoal!

Seguinte, tenho uma enorme dúvida no uso de jdbc puro e o padrão DAO. Bom Imaginamos a seguinte situação:

public class Produto{
 private Long idProduto;
 private String descricao;
 //omitido getters e setters
}
public class ItemProduto{
  private Long idItemProduto;
  private Integer quantidade;
  List<Produto>produtos;
  //omitido getters e setters
}  

No banco de dados irá possuir duas tabelas (Produto,ItemProduto), como o ItemProduto tem uma relação de 1:N com produto a chave primaria da tabela ItemProduto será uma chave estrangeira na tabela Produto, até aqui sem problema.
Utilizando o padrão DAO eu ficaria com duas classes ProdutoDAO e ItemProdutoDAO que seriam responsáveis por encapsular o acesso aos dados das tabelas Produto e ItemProduto.
Minha dúvida é qual a meneira mais correta de tratar esses relacionamentos 1:N usando jdbc puro e o padrão DAO?
E quando precisar de consultas que usam join que e que retornam resultados de mais de uma tabela, como fica em OO?
Desde já agradeço!

Se você estiver dando manutenção ou continuando o projeto acima, quando você for resgatar os produtos do banco, por exemplo, vai ter que resgatar os itens e popular a lista que o produto tem

Se você estiver só estudando, relaxa, o hibernate faz mais ou menos o que descrevi acima :stuck_out_tongue:

Como o colega falou você vai fazer isso na mão grande.
Sobre isso vc vai pegar os valores do banco e jogar para o Objeto.

Olá!
Em relação ao Hibernate já utilizei em um projeto da faculdade e sei o quanto ele quebra o galho, porém em alguns projetos ainda não estou utilizando por questões da própria empresa.Eu gostaria de saber como o pessoal contorna esses detalhes em jdbc puro ou se tem algumas boas práticas a seguir.

Me deparei também com essa temática exatamente hoje.

no final de tudo será muito codigo nada legivel e facil de dar manutencao para pouca produtividade, esse é o resultado final.